domingo, 20 de setembro de 2009

2º Dia da Oficina de Violas de Arame


Integrado no evento «Sete Sóis, Sete Luas» ocorrido recentemente em Castro Verde, teve lugar o 2º Dia da «Oficina de Violas de Arame» (ver artigos anteriores sobre este assunto). Abaixo apresentamos um «extracto» tirado dos nossos prezados amigos do Blog alentejano da região, onde poderão ver outros detalhes:




- No segundo dia da Oficina, voltei à velha sala da "Fábrica".Voltaram os dois tocadores insulares a enriquecer o nosso conhecimento, com mais detalhes sobre as suas violas, e a sua arte. Seguiu-se a primeira apresentação do tocador José Barros a "defender" a sua viola, a braguesa.

Neste segundo dia, houve maior diálogo com a sala, com oportunas intervenções do Prof. Domingos Morais, que ajudaram a preencher lacunas do conhecimento no que concerne às violas.

Ficámos a saber que a viola braguesa é um instrumento popular do noroeste português entre o Douro e o Minho, sendo indispensável nas rusgas minhotas, nas chulas e desafios, as formas músico-instrumentais dominantes na região.

José Barros defendeu com veemência e muito humor a "superioridade" da braguesa face às irmãs presentes (risos) , demonstrando na execução que com a braguesa se toca tudo o que existe e o que se quiser.

Tal como na tarde do dia anterior, chegou depois a apetecida roda de tocadores, soltaram-se os talentos e no ambiente familiar com que sempre decorreu a "Oficina", aconteceu uma verdadeira «festa dos sentidos».

http://www.youtube.com/watch?v=oNsrzNAm8iQ&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=XsYy7TE0Gd4&feature=player_embedded

No final dessa tarde , os quatro magníficos tocadores das quatro violas actuaram no Jardim do Padrão, num evento do qual falarei posteriormente.

No ultimo dia, os dois tocadores das ilhas e o José Barros concluíram as suas intervenções com brilho , e ainda maior virtuosismo.

O Rafael diria no final da sua intervenção que ainda não tinha partido e já tinha saudades de Castro Verde, e disse-o com emoção.

Também eu, no decorrer da parte final da roda de tocadores, que como habitualmente se seguiu ,me apercebi , já ter saudades daqueles momentos mágicos que naquela sala passei, a ouvir os magos da viola de arame.

http://www.youtube.com/watch?v=LHPiReQrmAo&feature=player_embedded


Têm de voltar. Prometam!

Sem comentários:

Enviar um comentário