sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Marvão - Percurso do Contrabando do Café


Desde de dia 13 de Setembro é possível caminhar por entre a Serra de São Mamede e conhecer o Percurso do Contrabando Romântico do Café, no concelho de Marvão. Uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende homenagear os contrabandistas da raia.


Galegos, Pitaranha e La Fontañera são algumas das localidades por onde o Percurso do Contrabando Romântico do Café, no concelho de Marvão, vai passar. Caminhar entre o terreno acidentado da Serra de São Mamede até cada uma destas aldeias para viver o contrabando que sustentava muitas famílias é a proposta deste passeio inaugurado a 13 de Setembro.


«Marvão foi pioneiro na torrefacção de café. Do outro lado da fronteira não havia. O café era então um produto muito contrabandeado para Espanha. Mas levava-se e trazia-se tudo», conta o responsável pela organização do Percurso, António Garreio.Além de uma vasta paisagem natural, o percurso irá ainda incluir a recriação de momentos contrabandistas «com a simulação de uma quadrilha de contrabandistas e de guardas-fiscais», acrescenta o mesmo responsável.


O percurso é circular e tem uma extensão de 7,5 quilómetros. O primeiro percruso fez-se no âmbito da I Feira do Café que decorreu em Marvão, de 11 a 13 de Setembro. O Percurso da responsabilidade da Câmara Municipal de Marvão pretende ser uma homenagem aos contrabandistas das localidades fronteiriças do concelho.


in «Café Portugal» terça-feira, 15 de Setembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário