terça-feira, 8 de setembro de 2009

Necrópole Romana com quase dois mil anos encontrada em Évora

Uma necrópole romana com quase dois mil anos, a primeira até agora detectada na cidade de Évora, foi descoberta numa escola secundária local, durante as obras de requalificação do estabelecimento de ensino.
É um achado inédito, porque foi a primeira necrópole romana encontrada na cidade. Desconhecia-se até agora onde é que as necrópoles romanas estariam implementadas na envolvência da acrópole (zona histórica mais alta da cidade), disse a arqueóloga Conceição Maia.
Os vestígios arqueológicos foram descobertos da Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora.
Inicialmente, segundo a responsável pelo acompanhamento arqueológico das obras, foram detectados vestígios de materiais, como cerâmicas, datados do Século Segundo depois de Cristo (d.C.), e durante a fase de desmontagem das terras foi descoberta a necrópole romana, um cemitério de incineração, com uma série de sepulturas, referentes a uma altura em que os corpos eram cremados e as cinzas depositadas em pequenas urnas (vasos) e depois colocadas em sepulturas construídas com tijolos, juntamente com todo o espólio associado ao morto.
Jumto das urnas, foram encontradas taças, contas de colar em vidro e osso, moedas, algumas com cara do imperador, ganchos de cabelo trabalhados em marfim e lucernas (luzes alimentadas a azeite).
O futuro dos objectos encontrados é ficarem na escola, num local próprio, para que sejam tratados, marcados e colados para que possam ser conservados e mais tarde musealizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário