quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Meu Deus É Poeta !...



O meu Deus é poeta.
Porque o poeta é
o que melhor sabe
expressar em palavras,
os sentimentos mais profundos
e escondidos do mundo.

E o meu Deus se fez palavra.
Uma palavra tão clara,
tão sugestiva e tão nova,
que é a poesia.

Uma palavra que o mundo
esperava desde sempre.
Uma palavra que disse tudo.
Uma palavra que é inédita.
Uma palavra que assombra!

O meu Deus É uma poesia nova,
porque Cria o que canta.
Os outros poetas cantam o que sonham
o que amam, o que quiçá,
nunca acontecerá...


A poesia do meu Deus É um milagre:
«Anda, levanta-te!»:
é um verso de amanhecer,
mas um verso criador
porque a criança morta,
voltou à vida.

«Este é o meu corpo!»:
é um verso do entardecer,
mas desde então
Deus É do Mundo,
e O podemos comer.

«Os teus pecados serão perdoados!»:
é um verso no coração da noite,

mas desde então,
a neve aparece em todas as estações...

«Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!»:
é um verso para além do tempo,

e desde então,
o infinito e o eterno,
correm pelo nosso sangue,
alimentando a nossa esperança.

O meu Deus é poeta
porque Sabe dizer as coisas
mais difíceis e mais assombrosas,
com a doce naturalidade
de uma criança.

O meu Deus é poeta
porque Sabe encher de luz
o mais sombrio.
Porque Sabe dar calor
ao mais frio.
Porque Sabe desenhar a esperança,
até no muro sujo da vergonha.

O meu Deus é poeta
porque Faz vibrar quando toca.
Porque Sabe fazer o milagre,
do que apenas merecia um verso:
até a miséria.

O meu Deus poeta recolheu,
em Seus olhos,
na Sua passagem pela terra,
toda a poesia...
escondida, nela, nas coisas e nos homens.
Por isso o Seu olhar,
está coberto de poesia.

Por isso não existe um verso,
que Ele não tenha escrito,
recitado ou sentido.
Até este !


E o meu Deus segue sendo,
a poesia eterna,
porque segue sendo,
a palavra sonora ou silenciosa.
Ele segue sendo
no coração dos homens,
O grande julgador da história.

O meu Deus segue sendo poeta
porque Nele não há mais que:
beleza, sensibilidade, ternura,
inteligência, profecia e paixão,
por tudo aquilo que Ele é.

Todo o poeta verdadeiro é de algum modo
um revolucionário,
porque escava, com arte,
no fundo das coisas
e as águas alvoroçam-se,
e gritam a sua sujidade escondida.

Por isso O meu Deus
É o verdadeiro revolucionário
da história.

Por isso a Sua poesia,
é sempre actual e viva.
Por isso os Seus versos,
são sempre um despertar,
um empurrão, um alarme.

É difícil O meu Deus poeta,
O meu Deus revolucionário,
O meu Deus sensível,
Para quantos pensam Nele
em termos matemáticos,
para quem não O concebe,
enamorado das coisas tangíveis,
para quem prefira um Deus mudo,
impenetrável, impassível.


Mas O meu Deus será sempre poeta,
poeta do infinito
e poeta da terra,

da minha terra,
da minha pobre terra,
da minha doce terra.

O meu Deus É sensível
a toda a vibração
de poesia viva,
de carne e sangue,
humana.

O meu Deus É a poesia
feita pessoa.


O meu Deus É a inspiração
de todo o ser vivo
a quem faz chegar
a cada instante,
essa palavra misteriosa
que o faz viver,
e que lhe recorda que
a vida não é absurda.

Por tudo isto...
- «O meu Deus É poeta!»




Falripas do Meu Deus – Volume 1

Luis –2002-11-07

Sem comentários:

Enviar um comentário