quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Planície a Cantar em Castro Verde


PLANICIE A CANTAR, FEIRA DE CASTRO 2009, DESFILE DE GRUPOS CORAIS QUE VÃO PERPETUANDO A TRADIÇÃO DO CANTE ALENTEJANO, HOMENAGEANDO O HOMEM, A TERRA E O CANTE.

DIA 17 DE OUTUBRO, PELAS 16H


Tal como em anos anteriores, com excepção do ano passado, quando o desfile teve de ser interrompido devido à chuva, os corais partem da Rua D. Afonso em direcção à Praça da Liberdade, onde actuarão no palco-estrado, entoando as belas Modas Alentejanas, num desfile de homenagem à terra e ao trabalho.

Os Grupos Corais participantes neste ano são:

Ausentes do Alentejo (Palmela)

As Camponesas de Castro Verde

«As Ceifeiras» de Entradas

«Trabalhadores» de Montoito

»Os Cardadores» da Sete

Os «Amigos do Barreiro»

Coral Alentejano «O Sobreiro» (Baixa da Banheira)

Coral «Ateneu Mourense»

Coral da «Casa do Povo de Serpa»

Mineiros de Aljustrel

Vozes de Casével


A FEIRA DE CASTRO, nos próximos dias 17 e 18 de Outubro é ainda o lugar privilegiado para o cante ao baldão, a viola campaniça e o cante alentejano. Nos vários dias que durava a Feira cantava-se e tocava-se, a qualquer hora, nas tabernas da vila, nas tendas de comes e bebes, na corredoura e, quando a noite caía, nas esquinas e recantos da feira, onde se formavam ajuntamentos para ouvir os cantadores ou tocadores mais afamados pois muitos dos feirantes nem se deitavam para dormir. Estes lugares que o mundo rural alimentou eram o palco anual desta cultura e saberes populares.Mas se desapareceu o ambiente e os lugares que davam vida real a estas tão ricas e genuinamente populares expressões artisticas, não desapareceu a memória do povo e de muitos intérpretes e cultores que hoje, em novos lugares da Feira, felizmente as continuam a cultivar,


(in «Casa-das-Primas» e «MODA»)

Sem comentários:

Enviar um comentário