quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Difembaquia 3 - Outras opiniões







Fazendo click na ligação acima, encontraremos mais detalhes sobre esta planta, com destaque para a sua eventual «toxicidade», facto que parece uma constante nas várias espécies anteriormente aqui referidas, ainda que mais evidentes em algumas, devido à presença no seu suco do «oxalato de cálcio» (e outros, segundo alguns estudiosos), principal responsável pela danificação dos tecidos da pele e intoxicações graves nos sistemas orgânicos principais - neste ponto as várias opiniões registadas parecem ser unânimes sobre os efeitos tóxicos desta planta que se encontra por todo o mundo espalhada pelos átrios dos hóteis e em nossas casas.

Não sendo pois motivo para alarmismo, é recomendada em geral uma atenção especial na parte da jardinagem, sempre que se trate de ter que se expôr ao contacto directo do suco desta planta, sendo requerida uma atenção especial, nomeadamente por parte das crianças mais pequenas, que têm tendência a colocar tudo na boca, e os animais.

Na hiper-ligação acima indicada, no que se refere à «toxicidade» desta planta é referido:

« Contém muito «oxalato de cálcio» que danifica os tecidos da pele por contacto. Provoca vómitos, inflamações e até pedras no rim. É de registar que os «oxalatos de cálcio e magnésio» são um dos principais componentes das ditas «plantas venenosas», grupo em que esta se inclui.

Os «sintomas» apresentados são ampolas na pele semelhantes a úlceras e, em contacto com os olhos causam perdas de visão. O seu «tratamento» (idêntico para todos os casos de uso de «plantas venenosas») requer uma atenção médica imediata, que passa por lavagens ao estômago, provocação de vómitos e respiração assistida».
Aproveitei para recolher outras opiniões nos vários Portais que a Net nos oferece, onde de uma forma geral a «toxicidade» desta planta é reconhecida; registei até alguns testemunhos de casos ditos concretos de experiências mais ou menos graves e dolorosas passadas com algumas pessoas; mas também encontrei um registo que diz tratar-se da «patranha do século». Será? O juízo de tal/tais informação/informações, fica ao critério de cada um - o aviso, esse, aqui fica.
Naturalmente que o critério de acreditar ou não na «toxicidade» desta planta cabe a cada um - por sinal até ontem vi duas destas plantas à venda do Fórum de Almada por 16 Euros, lindas, «lindas de morrer»... o que eventualmente até se aplica bem neste caso...

1 comentário:

  1. É de saudar as pessoas qwe desinteressadamente se preocupam com o bem estar do próximo. Aqui o amigo Luis é realmente um exemplo.
    Um abraço

    ResponderEliminar