sábado, 28 de novembro de 2009

Grupo de Teatro «O Grito» informa...


Recebemos do Grupo «O Grito» o Convite para assistir à estreia hoje 28 Novembro, pelas 21,45h da sua peça «A Casa de Bernarda Alba», com entrada livre, na Sociedade Musical 5 de Outubro em Paio Pires (Seixal).


Esta peça em estreia tem uma particularidade de que aqui falaremos em pormenor mais adiante. Escrita por Garcia Lorca, decorre em tempos da guerra civil em Espanha, em que uma senhora (Bernarda Alba) fica viúva com cinco filhas na idade casamenteira, as quais procura controlar rigorosamente nos seus ímpetos e devaneios amorosos.

Contudo, com a conivência das suas aias, elas estão atentas ao que se passa no exterior e todos os dias observam os trabalhadores do campo que regressam das suas lides.

Na peça, numa dada altura elas esperam a chegada dos Ceifeiros no seu regresso do campo, que, segundo Garcia Lorca, entoavam estas duas estrofes:


Já vieram os ceifeiros
para cortar as espigas;
batei, batei, corações,
nos olhos das raparigas.

Abram portas e janelas
as que não vêem o céu.
O ceifeiro pede rosas
para enfeitar o chapéu


A Convite do Grupo «O Grito» endereçado à Alma Alentejana, estas são cantadas por um grupo de «cantadores improvisados» (mas após ensaios exaustivos e uma gravação em estúdio nada fácil):

José Borralho (do Grupop Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó); Daniel Marina (idem); Luis Moisão (idem e Ensaiador das Cantadeiras da Alma Alentejana); Adelino Pinto(ensaiador dos Cavaquinhos da Alma Alentejana); Joaquim Avó (ex- Presidente da Alma Alentejana)

Sem comentários:

Enviar um comentário