segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Monsaraz - Presépio em tamanho real já está nas ruas


O tradicional presépio com figuras de tamanho real já anima as ruas da vila alentejana de Monsaraz. Este ano, as figuras vão estar iluminadas durante a noite. O presépio está exposto até 6 de Janeiro.
Café Portugal | quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

O presépio de rua da vila de Monsaraz, no Alentejo, já está exposto. Pelo 11º ano consecutivo, 40 figuras de tamanho real animam as ruas. O presépio está distribuído pelas artérias até ao Largo do Castelo, local onde se encontra o conjunto principal com a Virgem, S. José e o Menino.

Os Reis Magos, o almocreve, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, entre muitas outras personagens desta época natalícia atraem milhares de turistas todos os anos. A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz confessa, ao Café Portugal, que a iniciativa é já um cartaz turístico da vila medieval. « O presépio tem como objectivo a animação da vila medieval durante a quadra natalícia e é uma boa forma de promover Monsaraz», adianta o responsável pelo departamento de comunicação da autarquia, Carlos Manuel Barão.

A mesma fonte assegura, ainda, que «o número de turistas é impossível de contabilizar pois não existem entradas pagas. No entanto, não temos dúvidas que se deslocam a Monsaraz largos milhares de visitantes nesta altura do ano, naturalmente muitos com o objectivo específico de visitar o presépio».

A vila vai ser animada também pelo concerto de Natal a 19 de Dezembro. O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa vão entoar canções da quadra.

O presépio de rua em Monsaraz é um projecto artístico da autoria da escultora Teresa Martins. As figuras são grandes estruturas em ferro cobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito. A exposição termina a 6 de Janeiro.

( em: http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=1468)

Sem comentários:

Enviar um comentário