quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alentejo - Quatro Meses, Quatro Sabores


Nada melhor num «Alentejo a 4 Tons» que um «Alentejo - Quatro Meses, Quatro Sabores», na pena dos nossos amigos do «Café Portugal», de que podem ver muitas mais coisas de interesse sobre o nosso Alentejo e resto do País em:
http://cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=1568


A Rota dos Sabores Tradicionais decorre no Alentejo até Abril. Cada mês vai ser dedicado a um sabor típico, como o borrego, a doçaria e pratos de caça.

A iniciativa acontece em 42 restaurantes e cinco lojas de produtos regionais do concelho de Évora. Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Quatro meses de Rota dos Sabores Tradicionais, de Janeiro a Abril, quatro tradições gastronómicas confeccionadas com produtos de época. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Évora acontece no concelho alentejano em 42 restaurantes, cinco lojas de produtos regionais e uma pastelaria.
Valorizar a gastronomia tradicional alentejana e torná-la uma marca da identidade local são alguns dos objectivos da Rota dos Sabores Tradicionais que vai na sétima edição.
Os pratos de caça, de porco, de borrego e as sopas, assim como a doçaria, são atractivos da iniciativa, que pretende também afirmar a gastronomia tradicional como factor de sustentabilidade socioeconómica dos empresários do sector da restauração.

Ao longo dos próximos meses, a iniciativa conta também com um programa de outras actividades, nomeadamente um passatempo radiofónico, em que os premiados recebem vouchers para uma refeição nos restaurantes aderentes, uma visita guiada à Rota do Fresco Barroca de Évora, animação musical de rua, acção de formação sobre vinhos e actuações de cante alentejano.
A recriação etnográfica da matança do porco, um concurso de produtores locais de vinho, lançamento de um livro de gastronomia tradicional da autoria de Galopim de Carvalho e Maria de Lurdes Modesto e uma visita ao mercado, com promoção das principais ervas alimentares usadas na confecção dos pratos alentejanos, são outras das acções.

A Rota dos Sabores Tradicionais desenvolve-se em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, confrarias Gastronómica do Alentejo e da Moenga, Rota dos Vinhos do Alentejo e Movimento Slow Food Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário