sábado, 23 de janeiro de 2010

Era uma vez um Rei !


Cristo numa só tarde curou dez leprosos - mas quantos desses
leprosos lhe agradeceram ? Apenas um. Quando Cristo se voltou
para os discípulos e perguntou: « Onde estão os outros nove ? »,
todos haviam desaparecido. Desaparecido sem um agradecimento !

S. Lucas

Era uma vez um Rei que governava um grande império, cujos limites olhos humanos não podiam alcançar. Apesar de tão poderoso, este Rei amava os seus súbditos de igual maneira, sem querer saber da desigualdade das suas situações. Todos cumpriam os deveres para que tinham sido criados segundo as suas aptidões.

E tudo corria bem. Havia harmonia nos homens e na Natureza e todos amavam o seu Senhor com a mesma ternura com que em noites estivais ouviam o sussurrar da folhagem entre a ramaria das árvores, o gorjeio dos passarinhos, o esvoaçar das borboletas, sentiam o perfume das flores e viam a beleza das suas formas.

Mas um dia, o Senhor de tão belo reino teve de partir para terras longínquas onde o chamavam assuntos de maior importância. Custou muito ao bom Rei ter de deixar os súbditos que amava como filhos e a quem antes deu os mais sábios conselhos. Mas a missão era espinhosa e o monarca não voltou tão cedo como desejava.

Os anos passaram, sucederam-se as luas e o que era antes um reino feliz, transformou-se num país diferente, onde os ricos oprimiam os pobres, os fortes os fracos, a luxúria vencia a castidade, a crueldade matava a bondade, a vaidade vencia a modéstia e a mentira abafava a verdade. Lá longe, o bom monarca soube no que se transformara o seu reino, e sofreu intensamente.

Embranqueceram-lhe os cabelos, alquebraram-se-lhe as pernas, os olhos perderam o brilho e a cor, das lágrimas que derramou por eles.
Mandou, do seu séquito, o amigo do coração com mensagens de paz, de amor e de compreensão.
Ninguém o ouviu, e o Rei bom de um grande e lindo país, ainda hoje chora o esquecimento dos seus súbditos que Ele amou e continua a amar como seus filhos.


Falripas da Minha Catequese – Volume 1
Luis – 2001-03-07


Sem comentários:

Enviar um comentário