terça-feira, 12 de janeiro de 2010


Os artigos até aqui por mim publicados, tiveram muito pouca ou nenhuma apreciação, isto é, comentários por parte de eventuais amigos ou outras pessoas que os tenham lido. No entanto, a qualidade de alguns mails que recebo abordam assuntos que achei por bem passar a incluir aqui. Assim, e apesar de se tratar de um tema muito quente e controverso, resolvi hoje abordar como introdução a um mail que recebi sobre a Nossa Senhora de Guadalupe e que aqui colocarei a seguir, algumas apreciações sobre a «Fé», aquele sentimento que, à maioria, faz «mover montanhas». Socorri-me naturalmente da «Wikipédia», neste caso na sua página abaixo indicada, onde poderão encontrar muitos mais detalhes (ou então poderão ir fazendo click nas palavras sublinhadas/destacadas no texto, o que os conduzirá a mais detalhes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fé

(do grego: pistia e do latim: Fides= fidelidade[1]) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
A se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguem tem fé em algo, então acredita ,confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita ,confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles, é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, pelo que acredita,confia e aposta.
É possível nutrir um sentimento de em relação a um pessoa, um objeto inanimado,uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, uma crença popular, uma base de propostas ou dogmas de uma determinada religião. A fé não é baseada em evidências físicas reconhecidas pela comunidade científica. É, geralmente,associada a experiências pessoais e pode ser compartilhada com outros através de relatos. Nesse sentido, é geralmente associada ao contexto religioso.
A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos nobres ou estritamente pessoais[carece de fontes?]. Pode estar direcionada a alguma razão específica ou mesmo existir sem razão definida. Também não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência física racional.


Contexto Social
Garantir, por encargo legal, a verdade ou a autenticidade do texto de um documento ou de um relato, de uma assinatura, etc. No contexto social podemos identificar vários tipos de fé:
[editar] Má fé
Designa-se Má fé quando um indivíduo, ou um grupo de indivíduos, age intencionalmente com o interesse de prejudicar alguém. Como exemplo poderíamos citar uma propaganda enganosa, um contrato desonroso, etc.
[editar] Boa fé
Designa-se Boa Fé quando alguém age de maneira honrosa e com boa conduta. Como exemplo podemos citar um contrato oral, em que as partes se comprometem com algum serviço, e ambas concluem suas partes e aceitam de acordo comum que está realizada.
[editar] Fé pública
Ver artigo principal: Fé pública
Presunção legal de autenticidade, verdade ou legitimidade de ato emanado de autoridade ou de funcionário devidamente autorizado, no exercício de suas funções. Tudo o que for registado possui fé pública. O registador age em nome do Estado quando usa a expressão "Dou fé", significando que, o afirmado, transcrito e certificado, é verdadeiro. Visa proteger o terceiro, que contrata, confiando no que o registo publica. Em sentido geral, esse princípio possibilita que o terceiro, realize de boa-fé um negócio oneroso, passando a ter a presunção de segurança jurídica.
[editar] Tipos variados
Normalmente a expressão popular "dar fé" significa acreditar em, crer. Em termos gerais "dar fé" é afirmar como verdade, testificar, autenticar, prestar testemunho autêntico.
Contexto religioso
No contexto religioso, "fé" tem muitos significados. Às vezes quer dizer lealdade a determinada religião. Nesse sentido, podemos, por exemplo, falar da "fé católica" ou da "fé islâmica".


Aos mais interessados, torno a recomendar a consulta de mais detalhes na página acima indicada. Poderão ainda encontrar muitos mais detalhes, por exemplo nos «links» que indico de seguida, com um simples click:
http://pensamentos.aaldeia.net/fe.htm - Link Frases e Pensamentos sobre a Fé ( e muitos mais: sobre a Família, Educação, Quem Somos, etc)


http://www.citador.pt/pensar.php?op=9&theme=86 - Link Reflexões e Pensamentos





Mas não quis deixar sem apresentar aqui, dois vídeos que me despertaram a atenção, sobre este mesmo assunto:





E... até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário