sábado, 13 de fevereiro de 2010

Grupo de Teatro «O Grito» em nova apresentação de «A Casa de Bernarda de Alba»





O Grupo de Teatro «O Grito» apresenta hoje pelas 2130h a sua peça «A Casa de Bernarda Alba», no Cine Teatro S.Vicente em Paio Pires (Seixal).
Esta peça tem uma particularidade de que aqui voltaremos a falar mais em pormenor. Escrita por Garcia Lorca, decorre em tempos da guerra civil em Espanha, em que uma senhora (Bernarda Alba) fica viúva com cinco filhas na idade casamenteira, as quais procura controlar rigorosamente nos seus ímpetos e devaneios amorosos.
Contudo, com a conivência da sua aia, elas estão atentas ao que se passa no exterior e todos os dias observam os trabalhadores do campo que regressam das suas lides.
Na peça, numa dada altura elas esperam a chegada dos Ceifeiros no seu regresso do campo, que, segundo Garcia Lorca, entoavam estas duas estrofes:
Já vieram os ceifeiros

para cortar as espigas;

batei, batei, corações,

nos olhos das raparigas.


Abram portas e janelas

as que não vêem o céu.

O ceifeiro pede rosas

para enfeitar o chapéu


A Convite do Grupo «O Grito» endereçado à Alma Alentejana, estas são cantadas por um grupo de «cantadores improvisados»:
José Borralho (do Grupop Coral Etnográfico Amigos do Alentejo do Feijó); Daniel Marina (idem); Luis Moisão (idem e Ensaiador das Cantadeiras da Alma Alentejana); Adelino Pinto(ensaiador dos Cavaquinhos da Alma Alentejana); Joaquim Avó (ex- Presidente da Alma

Alentejana)


Sem comentários:

Enviar um comentário