terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reunião dos Grupos Corais Alentejanos da cintura de Lisboa na Casa do Alentejo em Lisboa


À semelhança do que vem efectuando há umas dezenas de anos, a Direcção da Casa do Alentejo acaba de convidar todos os Grupos Corais Alentejanos referidos para uma reunião a realizar no próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 10,30h, na Sede desta associação em Lisboa.

A convocatória indica a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Informações

1.1. Sobre Actividades da Casa do Alentejo para o ano 2010

1.2. Sobre a Calendarização e outros Compromissos dos Grupos para 2010

2 - Diversos

3 - Almoço Convívio a partir das 13,30h para todos os Participantes na Reunião


Nesta Reunião que tem como intuito dar a todos os Alentejanos presentes um ponto da situação da nossa Casa do Alentejo, é costume ainda «escutar» e discutir a situação actual dos Grupos Alentejanos nesta banda, preocupações e eventuais formas de apoio mútuo. Neste campo a Casa do Alentejo costuma realizar ao longo do ano, nas tardes de Sábado, encontros de Cante Alentejano, onde costumam ser convidados os Grupos Corais de todo o Alentejo.

Esta Reunião costuma ser presidida pelo Presidente da Casa do Alentejo e registámos no ano transacto, sob a direcção do Presidente Sr. João Proença, a presença de cerca de 30 Grupos Corais, reunindo mais de 50 pessoas.

A constatação quase generalizada no ano transacto foi a de que, infelizmente, o futuro que se augura para o Cante Alentejano não é o melhor, aqui e em todo o Alentejo. Apesar dos esforços desenvolvidos, nomeadamente no Alentejo a nível do Cante Alentejano nas Escolas locais, as perspectivas não são as melhores: os apoios vão diminuindo, a idade não perdoa e a falta de saúde e as privações da vida, «derrubam» até os mais fortes.

Veremos o que nos perspectiva este ano mais um convívio são e à moda Alentejana (animado e com muita discussão) que é para além do mais o que nos apraz registar.

O Alentejo não tem fim!

Sem comentários:

Enviar um comentário