quarta-feira, 23 de junho de 2010

Festa de PIMEL em Alcácer do Sal no próximo Domingo às 16h

Qual o Alentejano que não conhece este Castelo?

É já no próximo Domingo que Alcácer do Sal realiza mais uma Feira do Pinhão e do Mel, numa animação cultural que aguardamos todos com muita expectativa. Senão vejamos os «artistas» segundo o que nos é relatado pelo Jornal Diário do Alentejo:

Alcácer do Sal
Tara Perdida, Táxi
e Luís Represas animam XX Pimel
Arranca na próxima quarta-feira, dia 23, em Alcácer do Sal, a vigésima edição da Pimel - Feira do Turismo e das Actividades Económicas. Em termos musicais, os destaques desta edição vão para os Tara Perdida (dia 25), Táxi (dia 26) e Luís Represas (dia 27). Os espectáculos terão lugar no palco principal pelas 21 e 30 horas. Do vasto programa do certame, que decorre até ao dia 27, destaque ainda para concertos com a orquestra Chave D'Ouro (dia 23), Rancho Folclórico de Alcácer do Sal e as bandas das sociedades filarmónicas Progresso Matos Galamba e Amizade Visconde de Alcácer (dia 24), Mário Jorge (dia 25), Grupo Coral da Universidade Sénior de Alcácer do Sal (dia 25), Rafael Vargas (dia 26) e Grupo de Cavaquinhos e das Cantadeiras da Alma Alentejana (dia 27). Haverá ainda concursos de petiscos, doçaria e mel, um colóquio sobre a certificação de produtos, animação pelo Dj Diego Miranda, exposição de automóveis clássicos, tasquinhas e a tradicional corrida de touros com João Moura, João Moura Jr, e António Ribeiro  Teles e os forcados amadores de Montemor e de Lisboa (dia 27).
(in http://www.diariodoalentejo.pt/) (Região)

Vai lá estar o Luis Represas, sim senhor, mas as Cantadeiras e os Cavaquinhos da Alma Alentejana (Almada), não se vão deixar ficar atrás no destaque ao Cante Alentejano.

As Cantadeiras da Alma Alentejana, que se vão apresentar «em força» em Alcácer do Sal , sempre acompanhadas pela Poetisa Rosa Dias que dá uma maior relevância às suas actuações, com Poesias de sua autoria.

Os Cavaquinhos da Alma Alentejana, que não lhes querem ficar atrás...


Mas vejamos o que nos dizem em www.rostos.pt , um site que desconhecíamos, mas a que recomendamos também uma visita.

ALCÁCER DO SAL
PIMEL’10 abre amanhã com o tema “a nossa génese”
No recinto vão marcar presença 75 expositores
A 20ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas abre portas hoje à tarde, com a presença com a presença de Miguel Galante, Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, em representação do mesmo, de Carlos Ramalho, director Regional de Florestas do Alentejo, e do executivo da autarquia entre outras figuras do concelho, que a partir das 19h vão visitar o recinto com 75 expositores, 19 tasquinhas, 6 doceiros e um cartaz com concertos, tradições, experiências equestres, tourada e muita animação que promete trazer a Alcácer do Sal muitos visitantes.
Com o tema “A nossa génese”, a animação, totalmente gratuita, começa já amanhã à noite, vésperas de S. João, com espírito de arraial e festa popular e música a partir das 22h30 no palco principal, com a orquestra Chave D’Ouro.
Quinta-feira é Dia do Concelho e serão homenageados 5 alcacerenses que se destacam em diferentes áreas e 12 funcionários do município que completam 30 anos de serviço. A animação fica a cargo de talentos locais com a participação do Rancho Folclórico de Alcácer do Sal e das bandas filarmónicas Amizade Visconde de Alcácer e Progresso Matos Galamba que sobem ao palco principal a partir das 21h30.
Sexta-feira, o programa abre com a entrega de prémios dos concursos de petiscos e doces. A música começa às 18h30 com a actuação de Mário Jorge, no Palco Secundário, e depois, às 21h, as atenções viram-se novamente para o pavilhão onde se vai ouvir o Grupo Coral da Universidade Sénior de Alcácer do Sal, que vai também desfilar com trajes tradicionais. Já às 22h30 sobem ao palco principal os Tara Perdida que prometem fazer-se ouvir em todo o recinto da feira com muito rock. A animação prossegue noite dentro com o Dj Diego Miranda na praça das Tasquinhas, a partir da meia noite.
Sábado, tasquinhas e expositores abrem às 12h e o programa começa às 17h com a reunião do fórum Urbano de Alcácer do Sal. A música começa às 18h30 com a actuação de Rafael Vargas no palco Secundário e depois às 22h30 o palco principal recebe os Táxi. A partir das 20h os interessados podem ainda experimentar andar a cavalo no picadeiro da feira.
Domingo, último dia da feira, a noite vai fechar com um concerto de Luís Represas. Ao longo da tarde, há ainda lugar para um concurso de mel, encontro de apicultores, corrida de touros e a actuação do grupo de Cavaquinhos e das Cantadeiras da Alma Alentejana.

Paralelamente, e durante os cinco dias de feira, os visitantes podem ainda espreitar a exposição de automóveis clássicos no pavilhão, e os mais novos não vão querer deixar de passar na Quinta do Ti João, o espaço infantil da feira.
A feira abre portas todos os dias às 12 horas e quinta e sexta os expositores abrem às 16h. o recinto funciona até à 1 hora da manhã e as tasquinhas continuam abertas pela noite dentro.
(nem mais.... e tudo isto em: www.rostos.pt)

Até breve...Alcácer do Sal!

3 comentários:

  1. Quanto mais actividades melhor!
    Fico feliz! Sempre que...
    "As Cantadeiras da Alma Alentejana"
    São solicitadas para algum evento Cultural!
    Mas acho que está havendo aqui uma falha, nem uma só vez è mencionado o nome de
    "Rosa Dias".
    Será que a Poetisa que faz parte do grupo desde o inicio, e que tem dado uma participação especial ao mesmo; não merece ser referênciada quando se fala do Grupo na divulgação ou em qualquer espectaculo?
    E esta não é a primeira vez, como a exemplo a notícia que saiu no Jornal do Seixal, a quando do lançamento do C.D.
    Rosa Dias fez um poema inédito que foi dito e oferecido aos proprietários do Barco! Nem uma só vez o nome de Rosa Dias é mencionado.
    Que se passa?
    Será que Rosa Dias apenas serviu para trazer espectáculo e particularidade ao Grupo das Cantadeiras?
    Sim porque se a Rosa não canta no Grupo, e o seu aparte é Poético, porque não realçar esta mais valia aliada ao Cante? Que o tornou diferente de todos os outros grupos?
    Bom espero que esta situação seja apenas uma fase de esquecimento da parte de quem orienta o Grupo, porque se assim não for!
    Vou repensar se não será melhor a minha retirada do Grupo das Cantadeiras.
    Que tanto amo, mas como sabemos os amores também acabam, muito em especial quando um lado dá, dá, e não é retribuido.
    Para bom entendedor!...

    Desabafos duma Alma Poética...
    Aquele abraço da amiga certa
    Rosa Dias

    ResponderEliminar
  2. Com o devido respeito, o «post» que coloquei era/é, simplesmente um extracto que, tal como referido no mesmo, foi tirado do Jornal Diário do Alentejo e de um Site novo que eu desconhecia. O que lá está referido, com excepção da pequena referência por debaixo das Fotos (essas sim de minha autoria e responsabilidade), são da autoria dos órgãos referidos. Reproduzindo um extracto, não introduzi quaisquer alterações no texto indicado.
    Nas referências por debaixo de cada Foto, confesso que me escapou indicar o nome de Rosa Dias - já rectifiquei e deixo aqui a minha palavra que tal não voltará a acontecer.
    Nas eventuais reportagens que tenho «em carteira» para fazer (a repensar ?), por exemplo: lançamento do CD, Casa do Alentejo, aí sim, estava a pensar vir a dar a devida e justa relevância à Poetisa que de forma incondicional tem sempre apoiado as Cantadeiras, dando o seu contributo na sua «caminhada», que não tem sido fácil, como os mais ligados sabemos.
    Entretanto, agradecia que anotasse que eu não sou o orientador do grupo das Cantadeiras, mas simplesmente o seu ensaiador. Mas, e mesmo nesta função, aproveito para informar a Rosa que há já cerca de 2 semanas que eu tinha informado o Grupo (aqui uma outra falha minha em lhe não ter dito nada a si), que o meu «compromisso» como ensaiador termina a quando do cumprimento do Calendário actual de compromissos assumidos (creio que lhe enviei este anexo). No último ensaio (antes deste seu comentário e como tal não tem nada a ver), tornei a destacar ao grupo (estavam 20 Cantadeiras presentes) esta minha disposição (já repensada na altura). Naturalmente, que isto não quer dizer que deixam de contar comigo e continuarei a ajudar na medida do possível.Um abraço.
    Luis

    ResponderEliminar
  3. Amigo Luís! quando falei em orientador, eu estava-me referindo a quem manda para a comunicação as informações, quem é? não sei! estas noticias só saem cá para fora depois de alguém dizer, que vai acontecer assim ou assado, não acha?
    Longe de mim acusar alguém injustamente.
    E esta agora para mim é novidade!o Moisão sair do grupo?
    Meu amigo sei que em qualquer Grupo existem divergências, os membros participantes são muitos, cada cabeça sua sentença, mas! é mesmo assim! uns sem os outros nada são, o nome "Grupo" nos diz isso claramente.
    Fico triste, se isso vier a acontecer o Luís foi uma mais valia que entrou nesse Grupo um pouco descoordenado nessa altura; acho que o amigo tem que repensar melhor essa sua decisão acalorada de momento.
    Quanto a mim a coisa muda de figura, eu represento uma inovação no cante Alentejano, em minha opinião foi uma decisão saudável e feliz, pois a poesia aliada ao cante vem dar ao cante outra alegria, e até porque não maior interesse, é a semente ligada à terra. " Poesia e Cante" " Poeta e Cantadores".
    Esta é a minha opinião!
    O meu descontentamento vem, quando se fala e realça um conjunto e não é, pois existe a semente que é a poesia cantada nas vozes das cantadeiras, e a terra que é o poeta, de onde a poesia nasceu, "Cante sem Poesia não é cante pois não pode ser cantada a letra que não existe" São eles dois elementos importantes que se aliaram para inovação; Apenas! Mas continuam a ser individuais; como tal quando há uma informação a dar sobre o Grupo tem que por direito e justiça ser mencionado.
    " O Grupo das Cantadeiras da Alma Alentejana" "Com a Participação da Poetisa Rosa Dias" Dias" .
    Só assim concebo a minha participação no Grupo, de outro jeito e com muita pena minha retirar-me-ei.
    Iremos pessoalmente discutir o assunto quando possam estar todos presentes.
    Sem outro assunto.
    Aquele abraço da amiga certa.
    Rosa Dias

    ResponderEliminar