sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cantadeiras da Alma Alentejana com Rosa Dias e Cavaquinhos na PIMEL

Foi na famosa Feira PIMEL (Feira do Pinhão e do Mel), realizada em 27 Junho em Alcácer do Sal, que as Cantadeiras da Alma Alentejana, acompanhadas, como usualmente, pela sua Poetisa Rosa Dias e ainda pelos Cavaquinhos da Alma Alentejana, proporcionaram aos imensos visitantes uma apresentação do Cante (Coral, Litúrgico e Instrumental) e Poesia Alentejanos, numa tarde bem quente e ainda mais animada.



Cantadeiras no Cante «Somos da Terra do Pão»



Cantadeiras na despedida com a Moda «Ó Alqueva», acompanhadas de Rosa Dias que ao longo da actuação foi brindando os presentes com as suas deliciosas e incisivas Poesias Alentejanas.


Os Cavaquinhos da Alma Alentejana, onde estão integradas alguma Cantadeiras, na interpretação de alguns dos temas instrumentais Alentejanos mais conhecidos: «O rama ó que linda rama; Fui colher uma Romã; As nuvens que andam no ar», e outras, incluindo a famosa «Açorda Alentejana».

Modas apresentadas pelas Cantadeiras da Alma Alentejana:
1) O Alentejo não tem fim (tema que deu o nome e é a Faixa de abertura do seu 2º CD)
2) Somos da Terra do Pão (tema do 1º CD)
3) Ai de mim tanta Laranja (tema do 2º CD)
4) Chegaste ao Alentejo (tema do 20 CD)
5) Alentejo dos Trigais (tema previsto para po 3º CD)
6) Rumo ao Sul (tema do 2º CD)
7) Alentejo como eu te adoro (tema do 2º CD)
8) Ó Alqueva (tema do 2º CD)
Nota: a destacar os Poemas de e por Rosa Dias: «Tempos de então» e «Esperança»
No final, e enquanto Luis Represas (que saudou calorosamente os Grupos da Alma Alentejana) preparava a sua intervenção, seguiu-se um delicioso Jantar servido por quem nos convidou, acompanhados pela coordenadora «Jesabel», uma Senhora de uma simpatia e delicadeza a toda a prova.
Mais uma jornada afinal de Cante Alentejano em toda a sua extensão e...já estamos à espera do próximo Convite. Um agradecimento especial pois para a «Animagest», nas pessoas dos estimados amigos Sr. Mário e sua Esposa. Bem hajam!

2 comentários:

  1. A registar a Moda: «Terra Mãe do bom coração», antecedida do Poema de e por Rosa Dias: «Esperança», que fizeram o Chico dos Amigos do Alentejo, chorar...chorar...
    Nem sei como é que o autocarro conseguiu sair de onde estava...um ponto bem alto por sinal.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  2. Como alentejano agradeço-lhe a divulgação das nossas actividades e a fidelidade com que as relata.
    Um abraço
    Joaquim Avó

    ResponderEliminar