A região do Grande Lago de Alqueva já inaugurou uma pista para aviões ultraleves situada junto à localidade de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, Évora.
A pista, em terra batida, já foi certificada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Campinho.
Com 400 metros de comprimento por 15 metros de largura, o Campo de Voo de Campinho, junto à localidade do mesmo nome, nas imediações da albufeira de Alqueva, vai poder ser utilizado por aviões ultraleves, paramotores e autogiros, assim como para actividades de aeromodelismo.
«Esta pista de utilidade pública cumpre todas as normas de segurança em vigor e existe um protocolo com os bombeiros voluntários que viabiliza a permanência no local de uma viatura de intervenção rápida de primeiros socorros», disse o vice-presidente do município, José Calixto.
O autarca, eleito para presidir à câmara municipal no próximo mandato, destacou ainda a importância desta infra-estrutura, em termos turísticos, para o concelho e para a própria região de Alqueva.
«A pista poderá trazer benefícios a nível turístico, pois, é a única infra-estrutura deste género legalizada junto ao Grande Lago e possibilita a realização de passeios aéreos na magnífica paisagem da albufeira, encontros de aviadores de várias modalidades e festivais aéreos e cursos na categoria de ultraleves», enumerou.
O presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Alqueva, Francisco Chalaça, sustentou que o Campo de Voo enriquece a panóplia de actividades turísticas que o Grande Lago veio possibilitar.
«Qualquer infra-estrutura como esta, além de ser ela própria um atractivo para a actividade turística, facilita a mobilidade no território e é útil para o desenvolvimento do turismo», disse.
Francisco Chalaça sublinhou ainda que «o que diferencia este destino turístico é, precisamente, a albufeira, pelo que, além dos atractivos já existentes, como as actividades náuticas, é importante esta nova aposta, que «facilita os passeios aéreos sobre a albufeira».
Ao longo do fim-de-semana, realizam-se várias actividades, como demonstrações de aeromodelismo e exibições de paramotores, com passagem pela vila medieval de Monsaraz e pela Aldeia da Luz.
Os espectadores poderão ainda fazer baptismos de voo em ultraleves e assistir a exibições do CriCri, o mais pequeno bimotor do mundo e ultraleve da classe, de um planador, que vai descolar do Aeródromo Municipal de Évora e aterrar na pista do Campinho, e do RV, um avião experimental.
(in Site: http://cafeportugal.net/)
Sem comentários:
Enviar um comentário