As vindimas começaram mais cedo este ano no Alentejo. A produção de vinho no Alentejo deve registar este ano um aumento de 12 por cento em relação a 2008, devendo atingir 88 milhões de litros, disse a Presidente da Comissão Vitivinícola Regi0nal Alentejana (CVRA), Dora Simões.
Dora Simões indicou ainda que as vindimas no Alentejo iniciaram-se este ano mais cedo e já decorrem, há cerca de duas semanas, devido às temperaturas elevadas.
A área de vinho no Alentejo ronda actualmente 22 mil hectares.
Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas
Os dados, com base num trabalho da empresa de estudos de marketing ACNielsen, indicam que os vinhos do Alentejo, com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Vinho Regional Alentejano, atingiram uma quota de mercado de 44,3 por cento em valor e de 40 por cento em volume, entre Fevereiro de 2008 e Janeiro de 2009.
ResponderEliminarSegundo a CVRA, os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do Mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, Suiça e Canadá alguns dos principais mercad0os.
O Alentejo abrange oito sub-regiões vinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.