sexta-feira, 19 de março de 2010

As Cantadeiras da Alma Alentejana em Campo Maior

É já amanhã que as Cantadeiras da Alma Alentejana se deslocam a Campo Maior, para colaborar na animação cultural do 1º Aniversário do «Grupo de Cantares Despertar Alentejano», que nos convidou, Convite com o qual se sentem muito honradas e onde, acompanhadas da sua Poetisa Rosa Dias irão dar o seu melhor, no sentido de retribuir a amizade desta gente maravilhosa de Campo Maior. Ver cartaz abaixo descrito:


Rosa Dias a Poetisa de Campo Maior, amanhã na sua terra integrada nas Cantadeiras, aqui no seu maravilhoso Poema que nos fala de «Esperança»...a última coisa a morrer, afinal!



O Grupo que vai festejar o seu 1º Aniversário, aqui a quando da sua visita à última Feira da Alma Alentejana em Julho do ano passado.

Rosa Dias no seu Poema «Tempos de Então», numa homenagem carinhosa, em destaque no Blog amigo: http://casa-das-primas.blogspot.com/

1 comentário:

  1. Como registo que fique bem destacada mais esta «tarde memorável» em que as Cantadeiras da Alma Alentejana, sob a batuta da Poetisa Rosa Dias, deram mais um entusiástico contributo ao Alentejo, agora neste 1º Aniv. do Grupo de Cantares Alentejano» de Campo Maior.
    No palco, e após a actuação de 2 dos 4 grupos convidados, Rosa Dias, a «jogar em casa» apresentou as Cantadeiras e brindou todos os presentes com o seu 1º Poema: «Alentejano». Outros se seguiram a preceder as Modas apresentadas pelas Cantadeiras:
    1) O Alentejo não tem fim
    2) Rumo ao Sul
    3) Ceifeiros de Alba
    4) Alentejo como eu te adoro
    5) Ó Alqueva
    A destacar 2 novos Poemas de Rosa Dias a preceder as 2 novas Modas das Cantadeiras: «Este nosso Sul» para a Moda «Rumo ao Sul» feita pelo nosso amigo José Borralho (Pias) do grupo coral Amigos do Alentejo do Feijó, especialmente para as Cantadeiras e «Ceifeiros de Alba» para a Moda do mesmo nome, com Quadras (Cantigas) do escritor espanhol Garcia Lorca escritas no período da Gueerra Civil de Espanha e que hoje fazem parte de uma sua obra em grande destaque com exibição no Teatro nacional com o nome: «A Casa de Bernarda de Alba», com música do mesmo José Borralho.
    No seu Poema «Alqueva», feito especialmente para a Moda «Ó Alqueva» com que as Cantadeiras encerraram a sua actuação, Rosa pôs uma sala bem repleta ao rubro.
    Seguiu-se um jantar de confraternização com cantes intensos das »saias» à moda de Campo Maior, fado, baile, enfim...ainda lá estaríamos a esta hora se não nos esperasse um regresso de madrugada.
    Um apontamento para a presença das Entidades locais e da Rádio de Campo Maior que entrevistou as Cantadeiras e que prometeu num futuro breve vir a passar o seu 1º CD com os Cantes Alentejanos e as Poesias de Rosa Dias.
    Uma gente à boa moda Alentejana, que vai ficar para sempre nos nossos corações. E á assim que...
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar