sexta-feira, 12 de março de 2010

VIII Feira do Azeite em Vale de Vargo, com as Cantadeiras, os Cavaquinhos e as Sevilhanas da Alma Alentejana




Hoje começa a VIII Feira do Azeite em Vale de Vargo, no concelho de Serpa. Um certame que este ano também dedica atenções ao sector cinegético.
Exposição e venda de artesanato e de produtos locais, gastronomia, actuação de grupos corais, bailes e passeios de TT e BTT são apenas alguns destaques da Feira do Azeite que, hoje, começa em Vale de Vargo, no concelho de Serpa. Um certame anual que já vai na VIII edição.
Francisco Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Vale de Vargo, a entidade promotora da Feira do Azeite, afirmou que este ano a grande novidade tem a ver com a actividade cinegética, trata-se de uma mostra de caça e o torneio de Santo Huberto.
Francisco Godinho, disse ainda que o olival é uma referência não só na freguesia de Vale de Vargo mas em todo o concelho de Serpa e que o azeite é um produto de excelência daquela zona.
Inês Patola em: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/36418


«Ó Alqueva»

Como animação cultural na tarde de Sábado, dia 13, a partir das 16h (ver o cartaz acima), teremos os grupos culturais da Associação Alma Alentejana de Almada: Cantadeiras, Cavaquinhos e Sevilhanas, em que entram na sua constituição 4 senhoras naturais de Vale de Vargo, mais um atractivo a juntar a esta VIII Feira do Azeite.

(Outros dados sobre esta simpática localidade:)
Vale de Vargo
Orago - São Sebastião; Concelho : Serpa; Área - 57,92 Km2.
Ordenação heráldica do brasão e bandeira: Publicada no Diário da República, III Série de 31/12/2002; Armas - Escudo de ouro, oliveira arrancada de verde, frutada de negro, entre dois trigueirinhos de negro, realçados de prata, com uma espiga de trigo de verde no bico, o da dextra volvido; em chefe, cruz pátea de vermelho; campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco,... (read more)
ASSOCIAÇÕES E COLECTIVIDADES
Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro; Sociedade 5 de Outubro; Futebol Clube Vale de Vargo; Grupo de Música Popular “Alemcante; ”Grupo Coral “Os Camponeses de Vale de Vargo”; Futebol Clube de Vale de Vargo; Associação de Caçadores Vale De Vargo; Nucleo culombofilo do FCVV; Secção de BTT do FCVV
DEPOSITOS DE MINÉRIO (Mina do Cerro da Oca)Tipos: Ocorrências de Cobre - Ligadas a vulcanismo - Estratiformes; Ocorrências de Ferro - Ligadas a vulcanismo - Estratiformes; Descrição: Lentículas estratiformes, orientadas N 60º W e encerradas em calcários cristalinos e xistos asbéticos, na proximidade de granitos.
Mineralizações Principais: Calcopirite, Hematite (Oligisto)Morfologias: Estratiforme, LenticularRochas Encaixantes: Calcários, XistosGeologia Local: Zona de contacto dos dolomitos com o Complexo Vulcano-sedimentar de Ficalho. Granitos.Geologia Regional: Câmbrico. Ordovícico. Granitos tardi-orogénicos.
ACTIVIDADES ECONÓMICAS DE RELEVO: Olival, e o Cereal para grão, Indústria Transformadora e Construção, Comércio por Grosso e a Retalho
ACTIVIDADES TRADICIONAIS: Artesanato ( Cadeireiro, Miniaturista de Madeira e Cortiça)
ACTIVIDADES CULTURAIS: Feira do Azeite (Março); Festa em honrra de São Sebastião (Janeiro) (Padroeiro); Festa em Honra da Ascenção do Senhor aos Ceus (Maio); Semana Cultural Noites de Rua Cheia


2 comentários:

  1. Saímos do Laranjeiro pelas 9h da manhã, cerca de 45 pessoas, constituindo os elementos das Cantadeiras, Cavaquinhos e Sevilhanas da Alma Alentejana, acompanhos de alguns familiares e amigos. Após um almoço-piquenique na Cooperativa de Pias, amavelmente cedida pelo Presidente da Junta local, chegámos a Vale de Vargo pelas 15h. Como o início das actuações só estava previsto para as 17h, pequenos grupos escolheram os mais diversos locais para visita, até porque no grupo das 20 Cantadeiras se encontravam 4 naturais desta simpática terra.
    Os homens cantadores, «desafiaram» os cantadores locais (Vale de Vargo, Srerpa, Pias) e depressa se formou um grupo que entoou pelas ruas e na praça central junto à entrada da Feira, algumas das Modas Alentejanas que ocorreram no momento.
    Às 17h precisas, as Cantadeiras iniciaram a sua actuação , acompanhadas pela Poesia de e declamada por Rosa Dias:
    * Poema: «Gretada pelo Sol» - de e por Rosa Dias
    - O Alentejo não tem fim – Censa/Ermelinda/Fátima A./Luísa (dançada)
    - Somos da Terra do Pão (versão CD) – Luísa – Florinda
    - Terra Mãe – Fátima A. – Augusta e Luisa
    - Que bonito não seria – Fátima P. - Florinda
    - Alentejo dos Trigais – Albertina e Chica – Domicilia (dançada)
    * Poema: «Ceifeiros de Alba» - de e por Rosa Dias
    - Ceifeiros de Alba – Fátima M e/ou Censa – Florinda (começa e acaba em sussurro)
    - Portugal és Pequenino – Albertina e Chica – Domicilia
    * Poema: «Este Nosso Sul» - de e por Rosa Dias
    - Rumo ao Sul – Fátima M. – Florinda
    - Sou um Pequeno Agricultor – Fátima A. e Censa - Florinda
    - A Primavera de Outono – Luísa ou Fátima A. – Augusta
    - Ó Alqueva – Fátima A. e Luísa – Augusta e Florinda (dançada)

    De registar que na maioria das Modas estiveram em destaque nos Pontos e nos Altos as Cantadeiras da terra: Albertina, Chica, Florinda e Domicília. Anotar ainda que várias das modas escolhidas foram modas feitas há muitos anos por naturais da terra, já falecidos - uma justa homenagem que não quisemos deixar de prestar a esta gente simpática que nos recebeu tão bem.
    Seguiram-se os Cavaquinhos e as Sevilhanas, que puseram o pavilhão bem cheio ao rubro. Seguiu-se um janter de convívio bem animado, com a presença das Entidades locais, onde mais algumas Modas foram entoadas em conjunto,
    E foi assim que chegámos de madrugada ao Laranjeiro, em mais uma etapa que fica para a história...
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  2. ola.

    é coisa que não tem muito a ver! Porém, somos desta zona, do Alentejo, e na procura de blogues encontrámos o seu!
    o nosso projecto é sobre: saude, desporto e psicologia infantil.
    blogue: http://projectosdpi.blogspot.com/
    por isso, e se quiser, obviamente, passe por lá, deu-nos o seu contributo (comente/critique/sugira) que nos lhe ficaríamos muito agradecidos. sempre se pode tornar seguidor :)

    esperamos por si.

    ResponderEliminar