sábado, 18 de setembro de 2010

Ainda «As Palavras Andarilhas» em Beja (minha Terra natal)


Referimos aqui muito recentemente este assunto, que acabámos agora por encontrar num Blog a que de seguida recomendamos vivamente uma visita. Ali é dado um maior destque a esta iniciativa. Para além do que abaixo se transcreve, ora queiram fazer por favor uma visita a: http://zigdebeja.blogspot.com/
Irão ter, os Alentejanos em especial, uma agradável surpresa.

(Transcrição do Blog acima:)
A poucos dias do início da 11ª edição das Palavras Andarilhas o sucesso do encontro está garantido, estando confirmada a presença de 300 participantes, entre inscritos e convidados.

Mas este projecto é muito mais do que um encontro dirigido a profissionais. Ao longo dos três dias, a oferta de actividades paralelas, destinada ao público em geral, promete colocar a cidade em reboliço, atraindo a Beja um grande número de pessoas e famílias andarilhas.
Para este público destacamos, logo na quinta-feira, 16, primeiro dia do evento, a realização da marcha da leitura pelas ruas da cidade – “O Cante dos Contos”, com início marcado para as 19 horas, frente à Biblioteca Municipal e apenas imaginamos o que sentiremos quando as palavras dos autores ressoarem pelas ruas da cidade.
“Contos ao telefone” é uma das novidades das Andarilhas 2010. A pensar em todas as pessoas que por motivos profissionais ou pessoais não podem acompanhar fisicamente o evento, foi criada uma linha telefónica que ao longo da próxima sexta-feira, 17, a partir das 10 horas, irá oferecer a quem ligar para o 284 089 005 as histórias de Rodari e outros.

Aproveitando a presença de tantos narradores e mediadores de leitura – mais de 20 – o evento oferece também uma resposta de qualidade às escolas do concelho, através do projecto “Contos fora de portas”, estendendo-se aos pólos da freguesias rurais, ao Centro Social do Lidador e ao Estabelecimento Prisional de Beja.

A “Gruta das Histórias” é outro dos espaços preparados para acolher actividades familiares. Entre sessões de exploração sensorial para bebés dos 0 aos 2 anos ou uma oficina de ioga para pais e filhos, razões não hão-de faltar para uma visita àquele espaço…

Na cave da Biblioteca Municipal de Beja poderá encontrar a exposição de originais de Javier Saéz Castán denominada “Encontros com Bichos”.Poesia com Papel”, uma instalação de Gémeo Luís e “Domingo Vamos...”, com originais de ilustração de André Letria são as outras exposições que poderá encontrar durante os três dias da festa da narração oral em Beja.

O Festival de Narração Eu Conto para que tu sonhes, dia 18, e as actividades do Mercado das Artes da Palavra, todos os dias a partir das 10 horas, são outras das sugestões que deixamos no ar.
Vai encontrar muitos motivos para rumar até Beja ... a cidade dos contos!

(Fim de transcrição)


Para o autor deste Blog, desde já os nossos Parabéns...e vamos voltar...

Sem comentários:

Enviar um comentário