quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Câmara de Alter do Chão e Alma Alentejana (Almada) Homenageiam o Dr. Simas Abrantes



Mas quem é afinal Simas Abrantes para merecer uma tão distinta homenagem? - perguntarão os que o não conhecem.

Não é fácil falar do Dr. Simas Abrantes, pois o seu «curriculum» é tão vasto e tão rico que nos torna esta tarefa quase impossível. Numa breve mas muito reconhecida síntese diremos que este nosso amigo nascido em 01/08/1937 na Vila de Alter do Chão, ali frequentou a Escola Primária e tirou o seu 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário. Após isso partiu em «demanda» de outros voos mais altos na cidade de Coimbra na sua Licenciatura de Medicina e nunca mais parou, passando pelo seu ingresso aos 27 anos de idade, no quadro permanente dos Oficiais Médicos da Marinha no posto de 2º Tenente Médico Naval até à sua promoção a Capitão de Fragata Médico Naval aos 50 anos de idade (!).

Em Almada a sua capacidade realizadora e grande determinação ficaram patentes na sua clínica fisiátrica no Laranjeiro e sobretudo nas duas instituições de apoio social: a Associação Almadense «Rumo ao Futuro», instituição para deficientes profundos onde desempenhou cargos directivos e a Associação Alma Alentejana, de apoio à 3ª Idade, onde foi Sócio Fundador e 1º Presidente da Direcção em 1995.
De permeio, no período de 2001 a 2004 foi Membro da Assembleia Municipal de Alter do Chão, a sua terra natal.
Pelo exposto, não nos parece «demais», que a Câmara de Alter do Chão e a Associação Alma Alentejana tenham resolvido «dar as mãos» numa mais do que justa homenagem a este ilustre Alentejano. Como não poderia deixar de ser, a área cultural da Alma Alentejana, no caso representada pelas Cantadeiras e pelos Cavaquinhos da Alma Alentejana, irá estar presente dando o seu contributo ao evento, levando consigo, assim o esperamos, muitos e muitos sócios que têm mostrado interesse em vir a estar ali presentes - esperemos que o estado de saúde deste nosso amigo lhe permita vir a estar presente a apreciar este gesto, que nunca é por demais referir, é bem mais do que merecido. Obrigado Dr. Simas Abrantes.

Para uma análise mais detalhada, visite o Site: http://www.almaalentejana.pt/

O Alentejo não tem fim!

4 comentários:

  1. Bem merecida esta honrosa homenagem a um homem bom, com caracter e dignidade. Um Alentejano digno e solidário.
    Desejo-lhe tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Muito fragilizado este nosso amigo, quiçá pelas amarguras de uma vida sempre muito intensa. É curioso que quando um dia eu o «alertei» para o «calor intenso» com que abordava uma «causa», ele me terá respondido que se calhar era eu que não gostava dele....
    Coisas da vida, que acontecem quando...
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  3. Muito fragilizado este nosso amigo, quiçá pelas amarguras de uma vida sempre muito intensa. É curioso que quando um dia eu o «alertei» para o «calor intenso» com que abordava uma «causa», ele me terá respondido que se calhar era eu que não gostava dele....
    Coisas da vida, que acontecem quando...
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  4. Simas Abrantes, o médico e Homem, o Dr "Morcela", como é conhecido em Alter pela alcunha do pai, é um Homem soldário, raro.

    ResponderEliminar