domingo, 17 de janeiro de 2010

Libertar a Saúde...Compreender o Cancro...para Viver Mais e Melhor (1ª Parte)

Do nosso amigo Luis Garcês, Consultor Naturologista, recebemos por mail uma «mensagem» que, pela sua importância não quisemos deixar de aqui colocar - logo que recebamos a 2ª Parte, aqui a destacaremos também:

Olá Amigos
Com os meus sinceros votos de que tenham iniciado este novo ano , com uma maior aproximação da Natureza, envio este contributo para começarmos da melhor maneira, relativamente a uma doença que cada vez mais aflige a Humanidade que vive afastada dos princípios Naturais. Perante o caos que se instalou na degradação da Saúde Humana, na nossa Sociedade, acredito que uma das melhores formas de ajudar...é INFORMAR...!!!!....
Hoje vou fazê-lo relativamente ao Cancro...Tentem compreender a simplicidade da sua génese para melhor compreenderem, como o evitar...ou tratar...Em Naturologia, nunca é tarde...Mas quanto mais cedo, melhor.
Começo pelas nossas Células...
As células do corpo humano vivem numa verdadeira sociedade. Elas respeitam o território das suas vizinhas e são altruístas a tal ponto que ao perderem a capacidade de colaborar com a sociedade onde vivem, sacrificam-se pela comunidade usando um mecanismo chamado: morte celular programada - apoptose. Tudo isso em prol de um bem maior que é a manutenção do organismo vivo e saudável.
Cada célula (formada por citoplasma e núcleo) funciona em perfeita harmonia e desempenha as suas funções através da produção de energia por duas vias:
..................................via glicólise anaeróbia (quebra do açúcar/glicose com ausência ou grande limitação de oxigénio) e
..................................via fosforilação oxidativa ( utiliza energia libertada pela oxidação de nutrientes)

Célula Animal


Mitocrondia

.... A glicólise anaeróbia, é uma via pobre na produção de energia e reside no citoplasma, assemelhando-se a muitas pessoas de baixos recursos que mesmo assim se preocupam com a falta de recursos dos que vivem à sua volta e acabam por distribuir o pouco que têm pela célula inteira: citoplasma e núcleo.
.......A fosforilação oxidativa, é uma via rica na produção de energia e reside na mitocondria , representa o lado rico e poderoso da célula e somente distribui os seus recursos para o meio imediato onde estão inseridos e no qual sobrevivem - o citoplasma - e para o local de que dependem para produzir mais energia - a membrana citoplasmática.
O núcleo contém , não a inteligência , mas a memória necessária para o correcto funcionamento celular – genoma – moldes de todas as substâncias que a célula é capaz de produzir. Entretanto o núcleo não tem recursos financeiros :-)). Ele não produz energia. Depende exclusivamente da glicólise, o lado pobre da célula.
A mitocondria dispõe de toda riqueza e, para sobreviver, gera energia para os ribossomas fabricarem as proteínas necessárias para o bom desempenho celular. Entretanto , é necessário o “molde” que está no núcleo e quem proporciona os recursos é a glicólise com seus parcos proventos, porém tudo é feito de comum acordo e em perfeita harmonia respeitando as limitações de cada elemento.
..............Bom...e agora é que vem a explicação para o aparecimento do CANCRO........
Quando a mitocondria , seja por agressão física ou química, exógena(do exterior) ou endógena(interna), perde o controle financeiro e diminui ou estanca por completo a produção de energia, a pobre glicólise assume o poder!!!.. Neste caso a maior força da natureza é dirigida para a sobrevivência da célula e por essa razão a glicólise toma conta por completo do ambiente e fornece energia para o núcleo.É neste momento que o núcleo começa imediatamente a fazer cópias das células lesadas, pois, um maior número de indivíduos da mesma espécie, em ambiente adverso, tem mais chances de sobreviver: é o início da proliferação celular.
Espero estar a ser claro!.....Agora tomem atenção ao que segue:
.....Se os agentes que agrediram a célula não danificaram o ADN nuclear (memória continua intacta), então aquela proliferação celular será idêntica às células normais , isto é, a proliferação celular será benigna : TUMOR BENIGNO.
....Se os agentes que agrediram a célula danificaram o ADN ou DNA nuclear (a memória foi alterada) então a proliferação celular descontrolada, será de células transformadas, as quais são diferentes das células normais, e a proliferação celular será maligna : TUMOR MALIGNO.
Neste caso...a proliferação será desordenada e invasiva e não respeitará o território das células vizinhas. Estas células transformadas, sob novo molde (DNA nuclear alterado) e novo controle (glicólise anaeróbia), já não se sacrificam mais pelo bem comum e não seguem as regras da comunidade, porque agora elas são diferentes!!!... Crescem desordenadamente e não respeitam limites e por isso são chamadas malignas. Em alguns casos, são um verdadeiro CANCRO a tomar de assalto o organismo; em outros casos são células doentes, tentando apenas sobreviver.

Estas células fazem de tudo para sobreviver por si mesmas e possuem um alto grau de adaptação às condições adversas do meio – hipóxia(ausência de oxigénio) , acidose, radioterapia, quimioterapia, hipertermia, etc. São células guerreiras subversivas, são rebeldes e destroem qualquer coisa em seu caminho para tomar posse de mais território, lutando para sobreviver a qualquer custo. O que lhes importa é permanecerem vivas e reproduzirem-se.
E agora????....O que fazer????.....Como deter esas células rebeldes ?.....
Devemos usar a força ou a diplomacia? O extermínio indiscriminado ou a compaixão?...
Quando optamos simplesmente pelo extermínio das células malignas (quimioterapia, radioterapia) , além de matarmos células normais, falhamos em matar todas as células malignas e, as que sobrevivem, saem do combate mais fortalecidas, mais resistentes a novas investidas.
É mais ou menos como se bombardeássemos uma cidade inteira, para destruir apenas uma fábrica de armas. Sempre se acaba por atingir os civis, que são os que mais sofrem nestes casos.
Na verdade a quimioterapia ou a radioterapia de repetição, activam mecanismos de sobrevivência celular adquiridos em milhões de anos de evolução da nossa espécie e que são realmente os responsáveis por estarmos presentes actualmente no planeta.
Quando atacamos uma célula e ela não morre, esta célula coloca em acção, mecanismos de defesa milenares, activando fatores de transcrição nuclear.

...E hoje fico por aqui...Ficam estas perguntas:

Devemos usar a força ou a diplomacia? O extermínio indiscriminado ou a compaixão?...
Que fazer?......


Enviem-me as vossas respostas a estas perguntas...
Enviarei a 2 ªparte com a minha resposta... a quem responder... Combinado?...

Um abraço
Luis Garcez
Consultor Naturologista
- Centro de Especialidades Médicas da Cruz Vermelha Portuguesa -


Obrigado amigo, cá ficamos à espera da 2ª Parte e, já agora, da informação, sempre que se registem, das suas tão prestimosas Conferências sobre Saúde a que já tivemos o prazer de compartilhar algumas. Um abraço para si também.

2 comentários:

  1. não deixe de ler o meu artigo.
    http://fucoidancancer.blogspot.com
    Espero ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo Hugo: é sempre aliciante ver um jovem que se interessa por estas coisas. Este artigo que aqui deixei, foi exactamente no sentido de procurar despertar o interesse das pessoas por este assunto tão importante e, ao mesmo tempo, poder vir a ajudar alguém numa eventual necessidade futura. Claro que irei tomar em conta todas as suas sugestões. Obrigado

    ResponderEliminar