segunda-feira, 21 de junho de 2010

O «Trio maravilha» em reunião...

Que será...que será? Aguardemos para ver o que vem a seguir...

Hospede inúmeras fotos no slide.com GRÁTIS!

8 comentários:

  1. Três amigas!
    Rosa, Nazaré, Fátima.
    Ó p'ra elas!

    ResponderEliminar
  2. ...ó p'ra elas tão bem «regadinhas» e....coradinhas.... (deve ser da açorda alentejana)

    Em...
    O (um) Alentejo (que) não tem fim!

    ResponderEliminar
  3. Recebi de um amigo e Sócio da Alma Alentejana, um mail que achei por bem aqui deixar registado neste Blog - para que sirva de incentivo a todos nós - bem precisados estamos.
    Obrigado amigo Ramalho, juntos...
    O Alentejo não tem fim!

    ****************************************
    AMIGO LUIS!

    ARADEÇO A GENTILEZA DE ME ENVIAR O QUE SE FAZ A NIVEL DE CULTURA, NA NOSSA ALMA ALENTEJANA. A NOSSA AMIGA ROSA DIAS E O MEU AMIGO,FAZEM UM
    DUETO PROMOCIONAL DA CULTURA, EM ESPECIAL DE RAIZ ALENTEJANA.A ALMALENTEJANA TEM O PRIVILÉGIO DE VOS TER COMO MISSIONÁRIOS ,A VOSSA CULTURA INTELECTUAL ,ASSOCIADA Á NATUREZA NATA,ÉPICA ,MUSICAL E PEDAGOGA,TÊM DESENVOLVIDO UM TRABALHO A TODOS OS TITULOS MERITÓRIO.
    HUMILDEMENTE NA QUALIDADE DE ALENTEJANO E SÓCIO DA ALMALENTEJANA AGRADEÇO-VOS TUDO O QUE TENDES FEITO NESSE SENTIDO.

    UM ABRAÇO AMIGO RAMALHO

    ResponderEliminar
  4. Nunca é demais dizer obrigada, pelas palavras de incentivo, por um trabalho que nem sempre é reconhecido.
    O valor, a capacidade, a inteligência e a entrega!
    Nem sempre estão associados a um canudo Universitário.
    Se não vejamos como a exemplo.
    Um "António Aleixo"
    Um "José Saramago"
    Etc, etc,
    Me perdoem as comparações!
    Apenas vos quero dizer com isto! aproveitem os saberes culturais que estão ao vosso alcance, valorizem mais estes rústicos intelectos, fontes inesgotáveis duma cultura nascida, não aprendida.
    Que passam por aqui para nos deslumbrar para transmitirem o saber através da palavra que vão espalhando qual semente na terra.
    A Natureza se envaidece!
    Os homens aplaudem!
    Enquanto o saber se espalha!

    Aquele abraço da amiga
    Rosa Dias

    ResponderEliminar
  5. ...era inevitável! Já lá estamos de novo (a Rosita e eu), em mais um «diálogo poético», agora em prosa. Só é pena que os «adormecidos« não despertem para a necessidade de união e «trabalho» em conjunto, que pode até ser expresso, como se pode ver neste exemplo, com um simples gesto de cortesia e reconhecimento. É aí, nesse campo que os «valores» se medem, sem receio de «comparações», aliás bem justas e merecidas.
    Ao nosso amigo Ramalho, ao que sei um dos Sócios em tempos mais activo na Associação Alma Alentejana e referido no comentário anterior, enviei o meu inevitável mail de reconhecimento pelo seu apoio. A sua resposta, pelo seu valor e utilidade,mereceu outro mail de resposta minha, mails estes que irei aqui transcrever, por me parecer que talvez possam vir a ser «a ponte», numa «mobilização» que se torna imperativa entre todos os Sócios e Alentejanos, em redor da Associação Alma Alentejana. Quem sabe se assim o País «desperta» um pouco da letargia em que está «perdido» ?...
    Para a apreciação de todos, aí fica:

    Obrigado amigo Ramalho pela atenção. Na verdade acho que temos conseguido um bom «trabalho de equipa», que eu gostaria de ver, por exemplo, no meu Grupo Coral onde canto (e não só).
    Na parte que me toca, é só aí que me «reconheço», conseguir 1º que se criasse um espírito de união e depois «lutar» por o manter, nas nossas actividades de animação cultural. Mas o valor, esse sim é de todos nós, que poderemos vir a fazer mais e muito melhor, se o quisermos. Como «sócio» da Alma a minha «tristeza» é grande, por continuar a constatar o «afastamento» dos sócios em geral em relação à Associação e que me parece não ter nada a ver com quem até aqui a dirigiu ou dirige. Acho que o nosso Povo em geral está a «morrer lentamente»...em todos os aspectos.
    Quanto a «trabalhar» com esta «rapaziada», em especial a Rosa, pois só me enche de orgulho e dá-me um «gozo» e satisfação que não têm preço e é bom estar sempre a aprender com todos eles.
    No momento a luta mais intensa é pela entrada nas Escolas com o nosso Cante Alentejano - temos vindo a fazer apresentações de forma pontual (envio em anexo o Plano respectivo), e no momento já temos 2 pedidos para o Laranjeiro e Almada, no sentido de se elaborar um Calendário para o próximo ano lectivo. Mas...há sempre um mas...
    A ver vamos se nos conseguimos manter nesta «luta», que muitas vezes me parece «inglória»...é que os tempos do «Adamastor» já lá vão...
    Mas, receber um incentivo como este da sua parte constitue na verdade um grande alento para o futuro. Obrigado por isto e pelos excelentes mails que comigo tem compartilhado.
    No próximo Sábado pelas 19h vamos estar no Clube Recreativo do Feijó no Encontro de Cante organizado pelos Amigos do Alentejo (ver Anexo e falta-me ainda colocar no meu Blog) - está convidado, apareça para convivermos mais um bocado, é sempre agradável contar com a sua companhia.
    Um abraço
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  6. Agradavelmente registo uma resposta não menos expressiva deste nosso amigo, que não se fez esperar,ainda que lá estejam, as «mágoas do passado», a querer entravar um «futuro» que é já amanhã, pois que «hoje foi ontem»:

    AMBOS CULTIVAMOS A AMIZADE, A LEALDADE,A LUTA POR VALORES MAIS IGUALITARIOS.
    AMIGO NUMA FLORESTA HÁ SEMPRE ARVORES QUE SE AGIGANTAM,AS OUTRAS HABITUAM-SE A VIVER Á SOMBRA DELAS, COM AS PESSOAS ACONTECE O MESMO,E
    EU DIGO FELIZES DOS QUE SÃO MAIS ILUMINADOS, DOS DOTADOS,QUE É O VOSSO CASO,É MUITO MELHOR DISTRIBUIR O PÃO DO QUE PEDIR A ESMOLA.
    AMIGO QUANDO SE PLANTA UMA ARVORE ,SE NÃO A
    TUTORIZARMOS BEM,ELA TEM TENDÊNCIA PARA ENTORTAR,ENDIREITÁ-LA DEPOIS É MUITO COMPLEXO,MAS POSSIVEL.ACONTECERAM NO PASSADO COISAS MUITO GRAVES,QUE DEIXARAM AS
    SUAS MARCAS.PENSO QUE AOS POUCOS ESTA DIRECÇAO O MEU AMIGO ,A ROSINHA,E MUITOS OUTROS ESTÃO LEVANTANDO ,A NOSSA ALMA,MAS HÁ MUITOS
    DESMOBILIZADOS ATENTOS AO QUE ACONTECE NA ALMA.UM ABRAÇO AMIGO E AS
    MELHORAS DO AMIGO RABAÇA.RAMALHO

    Esta resposta pedia um «desafio», que de imediato enviei para o amigo Ramalho:

    Obrigado. Creio que o meu amigo «acertou mesmo na «muge», como se costuma dizer. Só que o problema da «desmobilização» que refere não é só, infelizmente, a nível desta ou duma Associação, mas de todo um País em geral. Desconheço as «coisas graves» do passado que refere, pois nesse campo, aí fui eu quase sempre eu o «desmobilizado» que nunca prestei o mínimo de atenção ou colaboração à Associação. Mas o ponto é este, quem «cultiva a Amizade, a Lealdade e a Luta por Valores Igualitários», nunca por nunca se pode «sentir desmobilizado», e deve alinhar com «os que se chegam à frente».
    Vou lançar-lhe um «desafio»: vamos formar uma equipa, (de princípio poderão ser o meu amigo, eu e a Rosa Dias) e vamos elaborar e trabalhar numa «campanha de mobilização» de todos os sócios actuais da Alma Alentejana, aproveitando a mesma para «recuperar» os que entretanto «desertaram» das «fileiras» e «mobilizar» outros para aumentar o número de sócios ?
    Alguém tem que tomar a iniciativa, mesmo sem «agigantamentos»? Aguardo notícias suas. Abraço.
    O Alentejo não tem fim!

    Para refelexão de todos os Alentejanos, e não só, que tenham acesso a estas linhas. Obrigado.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  7. Vamos deitar mãos à obra, é só arregaçar as mangas e aí estamos nós.
    De minha parte apenas um contra, é que vivo em Lisboa e torna-se complicado ser presente em todos os momentos importantes.
    Mas sempre que me seja possível aí estou eu, para dar a minha contribuição, a minha força, a minha amizade.
    E se todos fizermos o mesmo a Alma, da
    "Alma Alentejana" ressuscitará de novo para gáudio de quem a ela se associar.

    Em tardes de convívio!
    Almoços temáticos!
    Aniversários!
    Tardes culturais!
    Passeios por esse Portugal ou Ilhas!
    E tudo isto numa troca salutar de saberes e sabores!
    Riquezas dum povo que se orgulha de ser Português.
    E que transporta na alma a honra de ser chamado "Alentejano".

    E como se não bastasse tudo isto!
    Esta associação "Alma Alentejana" serve de colo a todos aqueles que pelas mais variadas situações a ela recorrem.
    Nós os resistentes, vamos continuar! e os que pararam pelo caminho, iremos nós atrás busca-los para o nosso convívio e num abraço fraterno iremos em frente até que Deus determine que a nossa caminhada chegou ao fim.

    Aquele abraço da amiga certa
    Rosa Guerreiro Dias

    ResponderEliminar
  8. Aí está, a resposta da Rosita acima e de seguida a resposta do nosso amigo Ramalho.

    SOBRE A SUA PROPOSTA PODEMOS FALAR NUM PROJECTO MOBILIZADOR DOS ASSOCIADOS E DE ANGARIAÇÃO DE MAIS SÓCIOS.UM ABRAÇO.
    RAMALHO

    Agora sou eu que me pergunto: estarei a cometer mesmo um erro de julgamento e a ser injusto, quando falo em falta de «mobilização do Povo, Alentejanos em particular?
    O tempo o dirá. Vamos aguardar e ver o que daqui sai, numa certeza de que...
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar