quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Difembaquia 2 - (continuação) na Wikipédia


Nota: antes da leitura deste artigo, sugerimos que leia primeiro o artigo anterior: «Difembaquia 1 - Início».

No seguimento do artigo prévio sobre a «toxicidade» desta planta tão comum em nossas casas, vejamos o que nos é cedido pela enciclopédia Wikipédia:


Dieffenbachia Schott é um género de origem neotropical, pertencente à família das Araceae, englobando cerca de 135 espécies de plantas herbáceas perenes, conhecido pelas suas folhas variegadas. Várias espécies deste género são populares como plantas de decoração interior, dada a beleza das suas folhas e a sua tolerância ao ensombramento, podendo sobreviver em lugares com muito baixa luminosidade e elevada secura do ar. A espécie mais utilizada é a Dieffenbachia picta Schott (sinónimo de Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott), mais conhecida por Comigo-ninguém-pode (pt-br) ou Difenbáquia (pt-pt). O nome do género homenageia Ernst Dieffenbach (1811 - 1855), um naturalista alemão, tradutor da obra de Charles Darwin, com o qual se correspondia.
Características
Género composto por plantas herbáceas, perenes, com caules grossos, algo suculentos, e folhas alternas, geralmente lanceoladas a obovadas, com marcas brancas ou amareladas formando padrões simétricos em relação à sua linha mediana. O variegado das folhas pode variar, acentuando-se nas folhas mais velhas. Os pecíolos são longos, com uma bainha que cobre parte do caule.
As flores são nuas, agrupando-se em espádices construídas em torno de um eixo engrossada, em geral curto. As espatas são em geral brancas, muitas vezes esverdeadas, com porções que podem ser amareladas.
Muitas espécies deste género possuem como material ergástico nalgumas células do caule e das folhas longos feixes de cristais aciculares de oxalato de cálcio monohidratado designados por ráfides. Estas células são alongadas e funcionam como protecção contra o ataque por herbívoros.
Os ráfides de oxalato de cálcio presentes nas folhas de Dieffenbachia seguine, uma espécie típica do género, aparecem em duas formas: (1) pequenos ráfides com 10 a 20 μm de comprimento e cerca de 1 μm de diâmetro; e (2) ráfides com 130 a 150 μm de comprimento e cerca de 3 μm. Os ráfides têm pontas aceradas em ambos os extremos e estão contidos em células alongadas dispersa aleatoriamente pelos tecidos das folhas e da superfície do caule, das quais são expelidos pelos extremos quando a célula é comprimida.
Associados aos ráfides estão por vezes presentes compostos que potenciam a reacção alérgica, como a proteínase dumbcaina, os quais quando injectados nas microperfurações cutâneas feitas pelos ráfides, provocam dor intensa, comichão ou ardor, em geral acompanhados por edema.
Toxicidade
As células do caule e folhas das plantas deste género contém cristais aciculares de oxalato de cálcio chamados ráfides. Se as partes da planta que contém ráfides forem ingeridas, os cristais perfuram as mucosas, causando ardor na boca e garganta.
Do ataque mecânico em geral resulta inflamação e o desencadear dos mecanismos de resposta imunitária, levando à formação de edema, que pode ser severo, o qual em humanos em geral leva à perda temporária da voz. Daí que estas plantas recebam no sul dos Estados Unidos da América, onde são comuns, o nome de dumb-cane (cana-do-mudo). O inchaço pode ser fatal se levar ao bloqueio dos canais respiratórios.
Esta capacidade da ingestão irritar as mucosas foi utilizada como forma de punir os escravos, em cuja boca eram colocadas folhas de Dieffenbachia. Estão descritos numerosos acidentes domésticos, envolvendo bebés e crianças muito jovens, resultantes da ingestão ou simples introdução na boca de folhas de plantas decorativas do género Dieffenbachia, por vezes tendo levado à morte por edema da glote. A mesma situação está descrita para gatos domésticos que adquiriram o hábito de roer plantas.
Espécies e variedades
O género Dieffenbachia Schott tem aproximadamente 135 espécies, a maioria das quais ocorrendo na América do Sul e Central. Os maiores centros de diversidade do género situam-se na Colômbia (37 espécies), Equador (34), Peru (30), Brasil (27), Panamá (20) e Costa Rica (13). Ocorrem 26 espécies na América Central. Apenas algumas espécies podem ser consideradas como de larga distribuição, entre elas Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott, cuja ocorrência se estende das Caraíbas ao Brasil.
Entre muitas outras, citam-se as seguintes espécies:
Dieffenbachia aurantiaca Engl.
Dieffenbachia beachiana Croat & Grayum
Dieffenbachia burgeri Croat & Grayum
Dieffenbachia concinna Croat & Grayum
Dieffenbachia copensis Croat
Dieffenbachia crebripistillata Croat
Dieffenbachia davidsei Croat & Grayum
Dieffenbachia fortunensis Croat
Dieffenbachia fosteri Croat
Dieffenbachia galdamesiae Croat
Dieffenbachia grayumii Croat,
Dieffenbachia hammelii Croat & Grayum
Dieffenbachia harlingii
Dieffenbachia horichii Croat & Grayum
Dieffenbachia isthmia Croat
Dieffenbachia killipii Croat
Dieffenbachia longispatha Engl. & K. Krause
Dieffenbachia longivaginata
Dieffenbachia lutheri Croat
Dieffenbachia macrophylla Poepp.
Dieffenbachia nitidipetiolata Croat
Dieffenbachia obscurinervia Croat
Dieffenbachia oerstedtii Schott
Dieffenbachia paludicola N.E. Br.
Dieffenbachia panamensis Croat
Dieffenbachia parvifolia
Dieffenbachia pittieri Engl. & K. Krause
Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott
Dieffenbachia standleyi Croat
Dieffenbachia tonduzii Croat & Grayum
Dieffenbachia wendlandii Schott
Dada a sua popularidade como planta ornamental, foram desenvolvidas múltiplas variedades e cultivares, tornando complexa a sua identificação. Os taxa mais conhecidos como ornamentais são os seguintes:
Espécies:
Dieffenbachia bowmanni
Dieffenbachia amoena hort. ex L. Gentil
Dieffenbachia bausei hort. Chiswick
Dieffenbachia hilo hort.
Dieffenbachia macrophylla Poepp.
Dieffenbachia rebecca hort.
Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott (sinonimia taxonómica: Dieffenbachia maculata; Dieffenbachia picta)
Variedades
Dieffenbachia 'Alfredo'
Dieffenbachia 'Aurora'
Dieffenbachia 'Bali Hai'
Dieffenbachia 'Exotica'
Dieffenbachia 'Star Light'
Referências
Croat, Thomas B., Revision of Dieffenbachia (Araceae) of Mexico, Central America, and the West Indies, in Annals of the Missouri Botanical Garden: Vol. 91, No. 4, pp. 668–772
Nota: poderá fazendo click em todas as «hiper-ligações» (sublinhados a azul) ver detalhes sobre a palavra assinalada. Poderá ainda na ligações abaixo analisar muitos mais detalhes sobre esta Planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário