quarta-feira, 12 de maio de 2010

17º Aniv. do Coral Etnográfico COOP de Grândola


O Grupo Coral e Etnográfico Coop de Grandola - PLURICOOP SETÚBAL - assinalou no sábado, 08 de Maio o seu 17 º aniversário com mais um encontro de Grupos Corais.
Celebrar a vida e a alma das gentes alentejanas
Nem a chuva conseguiu estragar a festa do Aniversário do Grupo Coral e Etnográfico Coop de Grândola, que anualmente assinala a data com um encontro no qual se dá voz ao Cante Alentejano como expressão popular da vida e da alma das gentes alentejanas.
Alguns dos aspectos tradicionais da região estiveram também patentes na exposição que, à semelhança do ano passado, acompanhou as comemorações do aniversário e que decorreu no auditório da Cooperativa onde os visitantes puderam apreciar artesanato e doçaria regional.

O Cante está vivo
Sem o habitual desfile, devido às condições climatéricas, o encontro de Grupos Corais teve inicio na sede do Grupo anfitrião onde, perante as entidades oficiais, cada Grupo cantou meia moda. Mais tarde , já no palco do cine-teatro Granadeiro e após os discursos de abertura, chegou finalmente o momento mais esperado: o som do Cante Alentejano.
Grupo Coral da Casa do Povo da Amareleja – Moura, Grupo Coral os Caldeiros de S. João – S. João dos Caldeiros – Mertrola, Coral Feminino “As Ceifeiras” - Entradas – Castro Verde, Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Coral Feminino de Mombeja – Beja e o Grupo Coral e Etnográfico Coop de Grândola, foram os seis grupos que fizeram as suas actuações cantando cada um deles três modas.
De registar que de entre os grupos presentes se puderam ouvir quer vozes de gente nova quer vozes femininas o que mostra a vitalidade e diversidade do Cante, que a avaliar pelo empenho dos presentes está bem vivo e promete continuar.

Rui Nobre (in http://noticias.nunoprospero.com/?m=s&id=239990)

Sem comentários:

Enviar um comentário