quinta-feira, 13 de maio de 2010

Livro «Como Ter Um Coração Saudável» do Prof. Dr. Manuel Carrageta


A Associação Alma Alentejana em parceria com a Junta de Freguesia do Laranjeiro, Almada, vai realizar no auditório da Junta, um debate com o Prof. Dr. Manuel Carrageta, subordinado ao tema «Maio Mês do Coração» e que terá lugar no dia 14 Maio (Sexta), pelas 21 horas.
Durante a sessão será apresentado o livro «Como Ter Um Coração Saudável», da autoria do Prof. Manuel Carrageta.
(in «Jornal do Sul»)

Mas quem é o Prof. Dr. Manuel Carrageta?
Manuel Oliveira Carrageta é o Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia e do Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada, é também director do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta e preside ao Departamento de Formação e Investigação daquela unidade. Especializado em Cardiologia, Medicina Interna e Farmacologia Clínica, já apresentou mais de 300 comunicações escritas e publicou mais de 150 trabalhos científicos.
(In: http://saberviver_cardiologia.blogs.sapo.pt/)
No Blog cuja ligação é indicada acima, poderá ainda ver muitas indicações úteis sobre este tema «quente», o «coração»...o seu, o meu..., o de todos afinal.
Numa questão que neste mesmo Blog lhe é posta, vejamos o que responde o Sr. Prof.:

Ansiedade e coração (questão posta)
Tenho 29 anos e, desde que me lembro, sou uma pessoa muito ansiosa. Aos 18 anos fiz o meu primeiro electrocardiograma que revelou uma taquicardia sinusal derivada, provavelmente, da depressão que estava a ter. Acontece que a intensidade e frequência dos sintomas têm aumentado e já fiz ecocardiogramas que revelaram arritmia moderada e provas de esforço sem nada significativo. Será que posso desenvolver uma doença cardíaca grave derivada da extrema ansiedade em que vivo?

Resposta do Sr. Prof. Dr. Manuel Carrageta
A ansiedade e a depressão podem afectar o aparelho cardiovascular, facto que é conhecido há muitos anos, com base em diversos estudos.
As suas taquicardias são devidas a descargas hormonais, nomeadamente de catecolaminas que lhe provocam subidas da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Essas subidas momentâneas da tensão arterial, quando ocorrem esporadicamente, não têm consequências significativas.
O problema surge quando esses episódios de stress ocorrem várias vezes ao dia o que provoca frequentes taquicardias e subidas tensionais que desgastam o coração e colocam a tensão arterial em níveis mais elevados já de hipertensão arterial.
É possível reduzir os níveis de stress através da prática de técnicas de relaxação, que diminuam as quantidades de hormonas de stress no sangue, o que nos protege dos efeitos negativos do stress excessivo.
A forma como respiramos afecta o nosso sistema nervoso. Uma das técnicas mais simples para atingir este objectivo é a pratica da respiração abdominal, que torna as ondas cerebrais mais longas e lentas, semelhantes às que o nosso cérebro apresenta quando estamos calmos e relaxados.
O stress prepara o nosso organismo para lutar ou para fugir, por outras palavras, para a acção. Infelizmente nós enfrentamos o stress sentados na nossa secretaria ou no automóvel na fila de trânsito ou em outras situações semelhantes.
A actividade física praticada regularmente é uma poderosa arma anti-stress ao diminuir a produção pelo organismo das hormonas do stress.
Deste modo, o exercício pode ajudar a evitar os prejuízos que o stress excessivo e prolongado pode causar. Vários estudos verificaram que o exercício regular é um potente redutor da ansiedade, da depressão e ajuda a evitar a insónia.

Mas, o que é ter afinal «Um Coração Saudável»? Vejamos no Vídeo seguinte, o que nos diz o Sr. Prof. na sua presença na TV no programa «Portugal no Coração»:




Vídeo «Como ter um Coração Saudável» no programa «Portugal no Coração»

Link: http://www.youtube.com/watch?v=ooCR0EB3mDA

Uma noite que promete a do próximo dia 14 Maio no Laranjeiro.

2 comentários:

  1. Caro Amigo Luis
    Obrigado por este testemunho magnífico e elucidativo do Pro.Dr.Manuel Carrageta. Fui comprar o livro ontem e tenho estado a lê-lo e realmente se seguirmos os conselhos nele contidos, certamente que teremos melhor qualidade de vida.
    Um abraço
    Joaquim Avó

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, mas é favor não responder na página que lhe envio, porque assimila a minha identificação...Lá estaremos bem atentos, porque se está sempre a aprender...

    ResponderEliminar