quinta-feira, 13 de maio de 2010

As Cantadeiras com a Companhia de Dança de Almada


A Companhia de Dança de Almada (CDA) estreou, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Romeu Correia em Almada, o espectáculo «Olhares» sobre a Paisagem do Alentejo, de Nuno Gomes, nos dias 29 e 30 de Abril e 2 de Maio.

Mas o que é a Companhia de Dança de Almada?
A Companhia de Dança de Almada (C.D.Almada) É uma companhia profissional de dança contemporânea residente em Almada, subsidiada pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes.

Iniciou as suas actividades em 1990, as quais desenvolve nas vertentes de criação/produção de espectáculos de dança contemporânea e na dinamização de acções pedagógicas de formação e sensibilização de públicos. Ao longo destes anos realizou mais de 600 espectáculos que foram vistos por cerca de 90.000 espectadores no país e no estrangeiro.
Sendo assumidamente uma Companhia de repertório, tem como objectivo convidar coreógrafos nacionais e estrangeiros representativos de diferentes tendências da Dança Contemporânea. Destas colaborações resultaram até à data mais de 60 criações de diferentes autores..
As temporadas da Companhia de Dança de Almada são habitualmente compostas de:
* um programa anual em estreia absoluta, resultante do convite a coreógrafos com experiência internacional;
* um programa de jovens coreógrafos nacionais , resultante de projectos apoiados e produzidos pela C.D.Almada como forma de estímulo e desenvolvimento de novos percursos profissionais;
* espectáculos especialmente concebidos para o público infanto-juvenil, produzidos e co-produzidos desde 1993 pela C.D.Almada.

Das suas actividades faz ainda parte a organização da Quinzena da Dança de Almada – Contemporary Dance Festival e a colaboracão noutros eventos de intercâmbio entre criadores/bailarinos portugueses e a comunidade internacional, como são os casos das parcerias com o Silesian Dance Theatre (Polónia); Tala Dance Centre (Croácia); Companhia de Teatrodanza de Tiziana Arnaboldi (Suiça); Opus Nigrum Dance Laboratory (Áustria).
A C.D.Almada tem participado em numerosos Festivais e Encontros de Dança nacionais e internacionais, entre os quais destacamos a recente participação na 26ª edição da Fira de Teatre Al Carrer, Tàrrega, onde ganhou o 1º prémio de melhor estreia em sala.
PORTUGAL- Lisboa - Plataforma Coreográfica Portuguesa de Bagnolet - ACARTE; Expo/98 - Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas (1998/1999); Coimbra - Ciclo de Dança do Teatro Académico Gil Vicente; Silves - Noites do Castelo; Faro - Serões Culturais de Faro; Guimarâes - V Semana da Dança; Estarreja - VI Semana da Dança
ESPANHA - Barcelona - Marató de l'Espectacle (1998/1999/2000); Atrium Viladecans (2004); Ciudad Rodrigo - Feria de Teatro (2001/2002); Feria de Teatro Castilla y Leon (2001/2002/2005/2008); Tàrrega – 26ª Fira de Teatre Al Carrer (2006)
ITÁLIA - Genova - Dance Festival - Capital Europeia da Cultura (2004)
POLÓNIA- Bytom - XI Annual International - Silesian Dance Theatre (2004/2005/2007)
GRÉCIA - Volos - 2nd Mediterranean Platform of Municipal Theatre (2005); Atenas -Xopeytez Dance Festival (2006)
CROÁCIA - Zagreb - Platform for Young Choreographers (2007)
Em digressão por Portugal e por diversos locais no mundo, a C.D.Almada apresenta em cada ano as criações das temporadas, promovendo a Dança Contemporânea e conquistando novos públicos.
2007
PORTUGAL – Almada, Teatro Municipal de Almada, Auditório Fernando Lopes Graça e Academia Almadense; Cartaxo, Centro Cultural; Castelo Branco, Cine-Teatro Avenida; Castro Verde, Cinema-Teatro; Estremoz, Teatro Bernardim Ribeiro; Idanha-a-Nova, Centro Cultural Raiano;Lagos, Centro Cultural; Leiria, Teatro Miguel Franco; Montijo, Cinema-Teatro Joaquim d'Almeida; Odivelas, Centro Cultural da Malaposta; Penela, Auditório Municipal; Pombal, Teatro-Cine; Redondo, Centro Cultural; Rio Maior, Casa da Cultura; Sesimbra, Cine-Teatro;Setúbal, Fórum Municipal Luísa Todi; Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval; Sobral de Monte Agraço, Cine-Teatro Torres Vedras, Teatro-Cine; Vila Nova de Foz Côa, Centro Cultural
2008
PORTUGAL – S. João da Madeira, Auditório dos Paços da Cultura; Seixal, Auditório Municipal; Almada, Teatro Municipal de Almada; Auditório Fernando Lopes Graça; Montijo, Cine-Teatro Joaquim d'Almeida; Odivelas, Centro Cultural da Malaposta, Castro Verde, Cine-Teatro Municipal; Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes; Pombal, Teatro Cine; Cascais, Auditório do Parque de Palmela; Faro, Teatro Municipal; Sines, Centro de Artes

Direcção Artística: Maria Franco
Direcção Executiva: Nasciolinda Silva
Direcção Técnica e Sonoplastia: José Pacheco
Consultoria Artística: Ana Macara
Produção: Andreia Silva, Carolina Parreira
Promoção e Comunicação: Armanda Capinha
Luminotecnia: Pedro Machado, Cláudia Rodrigues
Ensaiadora e Professora: Maria João Lopes
(In:http://www.cdanca-almada.pt/pt/index.htm )

Criado no âmbito do apoio que a Companhia de Dança de Almada atribui a novos talentos na criação coreográfica, o espectáculo foi marcado por várias apresentações únicas com a participação do Grupo Coral «As Cantadeiras da Alma Alentejana».
Foi assim que,«das vastas lezírias aos extensos terrenos áridos e dourados do Alentejo, a calma paisagem não foi mais do que uma cortina a esconder um património inimaginável. Uma jornada mágica a tempos antigos... com o esplendor dos nossos dias».
Deixamos no ar a pergunta: quem imaginaria que o Cante Alentejano conseguisse uma simbiose tão perfeita com o bailado?
A resposta pensamos que nos foi dada pelos aplausos de um público sempre vibrante que no final...pedia mais...Bom sinal afinal!
Ao que sabemos a Companhia de Dança de Almada segue agora o seu percurso por Borba, dando continuidade a esta iniciativa. Que sejam tão bem sucedidos quanto o foram por cá e que consigam fazer tantas amizades como aqui o conseguiram.
Juntamos de seguida as Fotos possíveis, tiradas após o espectáculo ter finalizado, dado que não é autorizado fazê-lo neste local durante o decorrer dos eventos.


Companhia de Dança de Almada, na «Dança do tapete» (a imagem possível)
Companhia de Dança de Almada e Cantadeiras num agradecimento final ao público presente

Rosa Dias num Poema à «Mãe», numa despedida final



As Cantadeiras a agradecerem o Convite que lhes oi feito pela Companhia de Dança de Almada




Os elementos da Companhia de Dança de Almada a agradecerem a colaboração das Cantadeiras





Rosa Dias recebendo os aplausos da Plateia e dos elementos em Palco






2 comentários:

  1. Momentos a não esquecer!
    Na positiva claro...
    Aquele abraço da amiga certa
    Rosa Dias

    ResponderEliminar
  2. Para sempre recordar...como diz o Poeta...
    Obrigado.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar