sábado, 1 de maio de 2010

Notícias da Associação MODA


PRÓXIMOS ENCONTROS DE CANTE ALENTEJANO, PROMOVIDOS PELOS GRUPOS CORAIS, ASSOCIADOS DA MODA, EM TODO O ALENTEJO, ENTRE MAIO E SETEMBRO.
22-04-2010
Divulgamos a seguir, um conjunto de iniciativas e ENCONTROS DE GRUPOS CORAIS, que se realizam de Maio a Setembro, e são uma das expressões maiores de apresentação do Cante, e uma das suas iniciativas mais nobres, trazendo o Cante para a Rua e para o seio da população nas vilas e aldeias de todo o Alentejo, onde a entoação das modas adquire toda a sua majestade e solenidade, revivendo os tempos de um mundo rural já passado, em que o Cante era exclusivamente espontâneo e se resumia à Rua, aos trabalhos no campo e à taberna, que eram os seus palcos principais.
Hoje os ENCONTROS são também a oportunidade para os Grupos se confrontarem na avaliação do seu reportórios, das suas fraquezas, das suas forças e dos seus progressos, desde o último ano em que se cruzaram em outros sítios, num intercâmbio de Cante, mas também de convivio e de fraternidade.
OS ENCONTROS de Grupos Corais são ainda uma expressão do Cante de Rua, tal como a sua apresentação em romarias, festas locais e feiras. Estes Encontros perderam, hoje, já muita daquela espontaneidade, mas ganharam muito enquanto espectáculo e expressão artistica de uma arte popular, ainda bem viva, a que as entidades públicas locais, têm vindo as dar a maior atenção e apoio.
A que se somam durante a época do Natal, Ano Novo e Reis os majestáticos Cantes ao Menino, que se verificvam nas Igrejas em praticamente todo o Alentejo.
Outra das actividades ricas dos Grupos Corais são a apresentação do Cante num ambiente de festejo, em tom solene ou mais leve e alegre, a que o rico cancioneiro dá a resposta apropriada para cada tipo de festa. Estão neste caso as festas particulares, os casamentos, os aniversários, os restaurantes e hotéis ou os simples encontros de amigos, após um almoço ou jantar, em que o Cante se torna num acto colectivo e assume a plenitude da sua natureza espontânea, juntando-se os cantadores do Grupo aos convivas e participantes nesses eventos.
Sem esquecer as apresentações nos Auditórios Municipais, teatros, escolas, Rádio e Televisã a que se acrescenta a programação autónoma dos Municipios que incluem o Cante nas suas agendas culturais.
OS PRÓXIMOS ENCONTROS DE CANTE ALENTEJANO, PROMOVIDOS PELOS GRUPOS CORAIS, ASSOCIADOS DA MODA, EM TODO O ALENTEJO, ENTRE MAIO A SETEMBRO.
1 de Maio- Quinta do Conde-Palmela -Grupo Coral 1º de Maio
1 de Maio- Festas de Amoreiras-Gare/Odemira-Grupo Coral Feminino de Amoreiras-Gare
8 de Maio-Grândola-Grupo Coral COOP de Grândola
8 de Maio-Grupo Coral da Casa do Povo da Amareleja
15 de Maio-Setúbal-Grupo Coral “Amigos do Independente” de Setúbal
16 de Maio Alcáçovas-Grupo Coral “Paz e Unidade”
22 de Maio-Baleizão-Grupo Coral de Baleizão
22 de Maio-Mombeja-Grupo Coral Feminino de Mombeja
5 de Junho-Cacém-Grupo Coral “Os Populares” do Cacém
5 de Junho-Quinta do Conde Palmela-Grupo Coral 1º de Maio
19 de Junho-Cuba-Grupo Coral “Ceifeiros” de Cuba
19 de Junho-Almodôvar-Grupo Coral “Vozes de Almodôvar”
26 de Junho-Feijó/Almada-Grupo Coral “Amigos do Alentejo”
3 de Julho-Ervidel-Grupo Coral “Margens do Roxo”
10 de Julho-Pinhal Novo -Grupo Coral “Ausentes do Alentejo “ de Palmela
17 de Julho-Ervidel-Grupo Coral Feminino “Flores da Primavera”
27 de Julho-Palmela-Grupo Coral “Ausentes do Alentejo “ de Palmela
4 de Setembro-Cuba-Grupo Coral “Cubenses, Amigos do Cante”
11 de Setembro-Sacavém-Grupo Coral dos Amigos da Mina de S.Domingos

Sem comentários:

Enviar um comentário