terça-feira, 24 de novembro de 2009

Difembaquia 4 - Considerandos gerais sobre Plantas



O essencial sobre esta planta dita «venenosa» já aqui foi destacado nos artigos anteriores (ver «Difembaquia 1 a 3»).

Achei contudo por bem, e até porque é minha intenção dar aqui destaque a outras plantas englobadas nesta denominação, dentre as que fazem parte do nosso dia a dia, deixar aqui alguns considerandos sobre o que se entende por plantas e «plantas venenosas».
Planta: é o nome genérico que compreende todos os vegetais, ou, mais restritamente, vegetal de que se não extrai madeira ou que não é árvore;
Veneno: qualquer substância que altera ou destrói as funções vitais;
Venenoso: que contém veneno ou que o produz; planta ou animal venenoso.
No entanto, o termo planta, ou vegetal, é muito mais difícil de definir do que se poderia pensar. Desta forma, junto mais alguns detalhes sobre este assunto, recolhidos da Wikipédia, onde poderão ver ainda muito mais sobre o mesmo assunto em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae
Nota: poderão analisar ao pormenor, fazendo click em cada uma das hiperligações em destaque a sombreado.
Plantae
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para outros significados de Planta ver Planta (desambiguação)
Plantas
Ocorrência: Câmbrico (+/-520 MA) - Actualidade

Classificação científica
Domínio:
Eukaryota
Reino:
PlantaeHaeckel, 1866[1]
(sem classif.)
Archaeplastida
Divisões
Algas verdes
Chlorophyta
Charophyta
Nematophyta
Embryophyta - as plantas terrestres
Plantas não-vasculares (Bryophyta sensu lato)
Marchantiophyta (Hepaticophyta) - as hepáticas
Anthocerotophyta - antóceros
Bryophyta (sensu stricto) - os musgos
Tracheophyta - as plantas vasculares
Rhyniophyta
Zosterophyllophyta
Trimerophytophyta
Lycopodiophyta - licopódios e selaginelas
Pteridophyta - samambaias (fetos) e cavalinhas
Spermatophyta - plantas com sementes
Pteridospermatophyta - Fetos de semente
Gymnospermae - (Gimnospérmicas)
Pinophyta - as coníferas, incluindo os pinheiros
Cycadophyta - as cicadáceas
Ginkgophyta - o ginkgo
Gnetophyta - as efedras
Angiospermae - (Angiospérmicas)
Magnoliophyta - as plantas com flores
O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia[2] (Vegetal) é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra (com cerca de 350.000 espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.
No entanto, o termo planta, ou vegetal, é muito mais difícil de definir do que se poderia pensar. Lineu definiu o seu reino Plantae incluindo todos os tipos de plantas "superiores", as algas e os fungos. Depois de se descobrir que nem todas eram verdes, passou-se a definir planta como qualquer ser vivo sem movimentos voluntários. Aristóteles dividia todos os seres vivos em plantas (sem capacidade motora ou órgãos sensitivos), e em animais - esta definição foi aceite durante muito tempo. No entanto, nem esta definição é muito correcta, uma vez que a sensitiva (Mimosa pudica, uma leguminosa), fecha os seus folíolos ao mínimo toque, entre outras causas, como o fim do dia solar.
Quando se descobriram os primeiros seres vivos unicelulares, eles foram colocados, em termos gerais, entre os protozoários quando tinham movimento próprio. As bactérias e as algas foram colocadas noutras divisões do reino Plantae – no entanto, foi difícil decidir a classificação, por exemplo, de algumas espécies do gênero Euglena, que são verdes e altamente móveis.
A classificação biológica mais moderna – a cladística – procura enfatizar as relações evolutivas entre os organismos: idealmente, um taxon (ou clado) deve ser monofilético, ou seja, todas as espécies incluídas nesse grupo devem ter um antepassado comum.
Pode-se, então, definir o Reino Viridaeplantae ("plantas verdes") ou apenas Plantae como um grupo monofilético de organismos eucarióticos que fotossintetizam usando os tipos de clorofila a e b, presente em cloroplastos (organelos com uma membrana dupla) e armazenam os seus produtos fotossintéticos, tal como o amido. As células destes organismos são, também, revestidas duma parede celular constituída essencialmente por celulose.
De acordo com esta definição, ficam fora do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e muitos seres autotróficos unicelulares ou coloniais, actualmente agrupados no Reino Protista, assim como as bactérias e os fungos, que constitutem os seus próprios reinos.
Cerca de 300 espécies conhecidas de plantas não realizam a fotossíntese, sendo, pelo contrário parasitas de plantas fotossintéticas.

De seguida irei finalizar este assunto, com mais alguns considerandos, agora sim, sobre plantas ditas «venenosas».

2 comentários:

  1. Olá Luis

    Estava eu a efectuar uma pesquisa sobre a dita difembaquia - por ter recebido também um email a alertar sobre os seus perigos - quando encontrei o teu blog. Já agora, gostaria de perguntar se chegaste a mais alguma conclusão? Vi que fizeste alguma pesquisa.. tal como tu encontrei várias versões - por norma tenho tendência a "acreditar" na Wikipedia...

    O mail que recebi, aliás, até já acrescenta afirmações do tipo "pesquisem no Google, vão ver que é verdade", e inclui links para outros sites e até um pdf (que, como sabemos, pode lá ter sido colocado por qualquer pessoa). Ora, a pesquisa do Google resulta, de facto, em sites com... exactamente a mesma informação. Exactamente o mesmo email... Ou seja, apenas prova que se disseminou e não a sua autenticidade.

    Nalguns casos é mais fácil "tirar a limpo" que se trata simplesmente de um "hoax". Este parece-me ser mais complicado, mas tenho as minhas dúvidas. Agora, claro, com certeza não é aconselhável ingerir plantas ornamentais (e falo por experiência própria.. que em criança resolvi trincar uma flor de jarro e não foi nada, nada agradável... enfim!). Estranho é que, tratando-se de uma planta tão comum, não se tenha ouvido falar de casos por cá... Isto, se a planta for tão perigosa quanto dizem (já tive imensas em casa.. muito popular no "raminho" da Páscoa).

    É complicada a busca pela verdade quando todos os dias nos chegam emails idiotas à caixa do correio... reencaminhados por pessoas que, ou nem sequer leram e reenviaram, ou não fizeram sequer uma pesquisa simples antes de reenviar... ou acreditam em tudo o que lhes dizem, ou são intimidados por LETRAS MAIUSCULAS a gritar PERIGO, REENVIE PARA 10 AMIGOS SENÃO... Enfim, desabafos de quem está farto deste tipo de emails e de que as pessoas não tenham o menor espírito crítico!

    ResponderEliminar
  2. PS: Ah, bem hajas pela tua pesquisa =)

    ResponderEliminar