sábado, 1 de maio de 2010

Homenagem a Luisa Basto






Numa homenagem mais do que merecida, as entidades de Almada resolveram colaborar nesta inciativa da SFUAP para celebrar os 40 anos de Luisa Basto a cantar Portugal e o seu Alentejo em especial, num espectáculo realizado pelas 21h na Cova da Piedade, com lançamento de um seu novo CD. Reconhecidos como estamos a Luisa Basto, uma simpatia ímpar, sempre pronta a colaborar e que participou recentemente na gravação do 2º CD das Cantadeiras da Alma Alentejana a sair brevemente, não podíamos deixar passar em branco este acontecimento. Viva Luisa! Gostamos muito de a ouvir e cá ficamos à espera de mais...sempre mais.

Luísa Basto nasceu em 1947 na aldeia de Vale de Vargo, perto de Serpa. Ao longo da carreira gravou poemas de Eugénio de Andrade, José Gomes Ferreira, Manuel da Fonseca, Florbela Espanca, João Fernando, entre outros
Em Fevereiro de 1974 está em Paris para ficar mas regressa a Portugal no dia 3 de Maio após a Revolução dos Cravos.
Luísa Basto grava nova versão de "Avante Camarada" para a editora Sassetti (Zip Zip 30064/S) com arranjos e direcção de Pedro Osório.
Com João Fernando grava o single "Pela Paz".
Participou em duas peças musicais de Ary dos Santos. Em 1977 vence o Festival da Eurovisão com o grupo Os Amigos.
No disco "Caminho e Canto", editado em 1980 pela Telectra, canta os poetas Eugénio de Andrade, José Gomes Ferreira e Joaquim Pessoa.
Em 1981 é gravada uma nova versão de "Avante Camarada" com uma orquestra de 25 figuras e as vozes de Luísa Basto, Carlos Alberto Moniz, Carlos Mendes, Fernando Tordo, Maria do Amparo, Samuel e de Pedro Osório. Lança também o single "Pela Paz" em conjunto com João Fernando.
Em 1982 é editado o álbum "25 Canções" pela editora Musidisco.
O disco "Recital - Luisa Basto ao vivo" foi gravado, em Janeiro de 1984, na SFUAP-Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.
Em 1987 foi editado o máxi-single "Florbela Espanca na voz de Luisa Basto" com música de João Fernando e arranjos do maestro Shegundo Galarza.
Grava com João Fernando o disco "Cantam Poemas de Manuel da Fonseca".
Em 1994 foi agraciada pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural. Grava um disco de homenagem a Romeu Correia.
Em 1996 grava "Tema De Amélia" para a telenovela "Roseira Brava" da RTP.
Lança em 1997, para a editora Movieplay, o álbum "Fado" que inclui uma versão de "Povo Que Lavas No Rio", "Fui hoje ao Alentejo", de Eduardo Olímpio e Paco Bandeira, entre outros temas.
A convite de Filipe La Féria participou em algumas actuações do musical "Amália", onde interpretou a figura principal.
O disco "Alentejo", editado em 2006, pela Câmara Municipal de Serpa, inclui dez temas sobre o Alentejo, suas raízes e realidades. Em 2006 apresentou-se ao vivo na Festa do Avante onde comemorou os seus trinta anos de carreira.

Discografia
Canções Portuguesas -Avante/Hino da Juventude Democrática - - Single - 1974
Pela Paz/Foi Com Força (com João Fernando) - Single - 1976
Gostar de Ti/Assim Como Quem Nasce - - Single
Cantiga das Sandálias Rotas - - Single
Fado do Trapo - Telectra - Single
Malhão do Meu País/Amor Resiste - - Single - 1979
Caminho e Canto - - LP - 1980
canta António Aleixo] Os meus versos o que são/A verdade e as aparências - Danova - single
Pela Paz/Foi Com Força - - Single - 1981 [com João Fernando]
25 Canções - Musidisco - 2LP - 1982
Recital Luisa basto ao vivo - LP - 1984
Canta Romeu Correia - LP
Florbela Espanca - Máxi - 1987
Cantam Poemas de Manuel da Fonseca [com João Fernando]
Fado - CD - 1997
Alentejo - CD - cm serpa - 2007
Outros
Portugal No Coração - Os Amigos

Ligações Externas
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6209&Itemid=242
http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=182&Itemid=195
http://fonoteca.cm-lisboa.pt/cgi-bin/info3.pl?22684&CD&1
http://fonoteca.cm-lisboa.pt/cgi-bin/info3.pl?14860&CD&0
http://www.portaldofado.net/index.php?option=com_content&task=view&id=548&Itemid=67
http://www.kaosenlared.net/noticia.php?id_noticia=39326
http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/tag/luisa+basto

In «Wikipédia»

É este o Fado de Luísa Basto.
É este o fado que nos prende e nos amarra... Fado de romances e de paixões, de poetas e canções numa voz bem timbrada, em versos de liberdade.
O fado que foi sempre o seu outro sonho. Se lhe dava prazer ouvi-lo, também gostava de o cantar para os amigos. Foi assim que descobriu Povo Que Lavas No Rio como um fado também seu, e passou a cantá-lo, acompanhada à viola. Primeiro, quase a medo, como quem se mete por seara alheia, depois por imposição dos seus admiradores.
Menina ainda, ouviu-a quem lhe descobriu o talento e a enviou para tão longe da Aldeia de Vale de Vargo, ali a Serpa, onde nasceu. Foi estudar canto e música e, ainda universitária, gravou o seu primeiro disco, acompanhada pela Orquestra da Televisão Soviética, com temas de Lopes Graça e Manuel Alegre, entre outros.
Em Fevereiro de 74, diplomada pelo Instituto Superior de Música do Estado, em Moscovo, está em Paris para ficar. Mas... a 3 de Maio chega a Portugal e surpreende todo um país com a sua voz límpida como o ar do seu Alentejo, quente como o sol escaldante da sua terra, toda ela harmonia mesmo quando vestida de revolucionária. Quem tem este dom só pode espalhar alegrias.
Em Luísa Basto apreciava-se a artista, o que cantava não era o mais importante, recolhendo aplausos à esquerda e à direita. Unanimemente: Luísa Basto, dos melhores presentes recebidos pelos Portugueses em 1974.
De tantos elogios recebidos, a artista escolhe o de um ouvinte do programa de rádio A Arte de Bem Madrugar: "eu sou de antes do 25 de Abril, mas acho que é uma injustiça não se ouvirem mais vezes as suas gravações".
Subscrevemos. A voz e a interpretação de Luísa Basto sempre (nos) mereceram entusiásticos aplausos. Quando canta as palavras de amor, raiva ou solidão que vai buscar aos nossos grandes poetas, causa-nos um arrepio que não trocaríamos por qualquer outro prazer. É, pois, com grande satisfação que ouvimos este disco em que a Movieplay traz Luísa Basto de novo para o grande público, nesta colecção de luxo.
Excelente a qualidade literária e musical destes trechos escritos expressamente para ela. Revelam-se-nos como novos os já conhecidos: Tema De Amélia, criação de Luísa Basto na telenovela Roseira Brava, uma belíssima canção de grande intensidade que vamos ouvir, agora, com acompanhamento de guitarras, sem perder uma só das suas qualidades. E Povo Que Lavas No Rio - obrigatório. Também pela primeira vez, Luísa Basto grava o Alentejo e o seu povo sem rios que ainda talha com as suas mãos as tábuas do seu caixão...
Orgulhosa de ser Portuguesa e cantora, levou a sua voz e a de autores lusíadas à rádio, televisão e espectáculos em toda a Europa, de Portugal à URSS. Representou o nosso país em festivais internacionais, do Mar Negro à Eurovisão.
É enorme a força interior desta mulher, só aparentemente frágil. Na tranquilidade fatalista das gentes do Sul, Luísa Basto mal esconde a inquietação de quem pensa mais além.
Livre de pensar como quiser, só lhe pedimos que cante. Canção. Fado.
Que a Luísa Basto cante sempre, cumprindo o seu destino.

4 comentários:

  1. É para nós Alentejanos uma honra termos um valor como essa grande artista Luisa Basto e a homenagem dos seus 40 anos de carreira são inteiramente merecidos. Aliás ela merecia muito mais, pois durante todos estes 40 anos, não lhe foi reconhecido o mérito «por quem de direito»
    O alentejo não tem fim

    ResponderEliminar
  2. Amigo Luis: obrigado quem quer que seja estou inteiramente de acordo.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  3. A discografia está muito incompleta. Detecto as seguintes faltas:
    faltam pelo menos 3 singles:
    canções portuguesas (gravado em moscovo)
    vento e trova / rumor telectra 15009
    é para ti mulher esta canção / recado para angela davis telectra 15008
    de pé o companheiro / esperar por ti sassetti 3070/S
    o jorge fernando está duplicado

    dos lps e cds faltam pelo menos 3:
    silêncio vigiado - poemas de fernando fitas MAP 001
    minha vida, meu amor
    luisa basto canta poemas de antonio henrique
    .
    espero ter ajudado pois possuo a quase totalidade dos discos dela.
    . mariosantosf54@gmail.com


    ResponderEliminar
  4. esqueci-me que participa ainda num disco raro: o caso da maozinha misteriosa com Adelaide Ferreira, Fernando Tordo, Helena Isabel, Paulo De Carvalho, Paulo Godinho, Pedro Osório e que é um single duplo editado pela toma la disco TLS 016/2

    ResponderEliminar