sexta-feira, 9 de julho de 2010

Violas Campaniças da Alma Alentejana na XI Semana Cultural do Laranjeiro

Se julga que «está por dentro» do «mundo das Violas Campaniças» ao pensar que estas só se tocam no Alentejo, pois está muito enganado. Se mora em Almada, não precisa de ir ao Alentejo não, hoje à noite, a partir das 21,30h na Escola EB1 Nº2 do Laranjeiro, englobado no evento «Grupos da Nossa Terra» que anima a XI Semana Cultural organizada pela Junta de Freguesia do Laranjeiro, poderá apreciar o Grupo de Violas Campaniças da Alma Alentejana e ainda o Grupo de Recolhas Etnográficas da ARPILF e o Grupo Comtradições, Música Popular Portuguesa.


O grupo de Violas Campaniças da Alma Alentejana, numa mescla dos 6 aos 80 anos, vai dar hoje o seu
2º Concerto, após ter feito a sua estreia recentemente, exactamente no dia 4 de Julho no fecho da XII Feira da Alma Alentejana que decorreu de 1 a 4 de Julho na Escola Cacilhas Tejo, em Almada.

Este é o Pedro, o mais jovem elemento do grupo, todo contente no seu «1º concerto», segundo as suas próprias palavras. Mais um valor que desponta na música? - tudo parece indicar que sim, segundo a opinião do jovem e valoroso Professor do grupo, Ricardo Fonseca (a azul na foto de cima). O Pedro Mestre e os outros «mestres» das Violas que se cuidem...

Oportunamente faremos aqui neste Blog um «historial», sobre a «vida», recente mas promissora deste «jovem» grupo. Até lá!...

3 comentários:

  1. Terminou à pouco o 2º Concerto do grupo de Violas Campaniças da Alma Alentejana, que animou uma boa plateia, tocando e cantando as Modas Alentejanas:
    1) Ribeira vai cheia
    2)Oliveirinha da Serra
    3)Alecrim
    4) Ó rama, ó que linda rama
    5) Moças façam arquinhos
    E a pedido do público, mais uma.
    6) Menina estás à janela
    Numa noite quente, uma actuação à sua medida. Aguardemos a evolução destes «jovens músicos» que não puderam aceitar um Convite que lhes foi feito para actuarem na Liga de Amigos da Mina de S. Domingos em Sacavém, no dia 12 Setembro,segundo as razões expostas pelo seu Professor Ricardo Fonseca.
    Um destaque especial registado por parte do Cantor Naia, para o elemento mais jovem do grupo, o Pedro, num grupo em que todos estão de parabéns por terem conseguido assimilar tão rapidamente o que lhes foi transmitido. O Alentejo está em festa!
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à "Alma Alentejana" por mais esta iniciativa Cultural.
    Estes Alentejanos na verdade não param de nos espantar a todos!

    Aquele abraço da amiga certa!
    Rosa Dias

    ResponderEliminar
  3. Confirmando aquela frase "O ALENTEJO NÃO TEM FIM" vem de encontro às nossas aspirações que não são mais que promover,desenvolver e divulgar a nossa identidade cultural.
    Um abraço solidário
    Joaquim Avó

    ResponderEliminar