segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ansiedade, expectativas e decepções...


A vida acontece quando estamos prontos. Quanta ansiedade, quantas expectativas, quantas decepções geramos na vida! Quantas vezes nos decepcionamos com coisas e situações que acontecem no nosso quotidiano! Quantas e a troco de quê?

Há dias, falando com um amigo, ele me disse em desabafo que estava farto de tantas decepções em sua vida. Era a traição da namorada, a incompreensão da família, a falsidade no trabalho, pois tinha um excelente cargo e um promissor plano de crescimento na empresa em que trabalhava, mas por motivo de doença teve de se afastar por um tempo e um colega assumiu o seu posto. Tempos depois perdeu o cargo e o emprego e nada mais dava certo em sua vida. Simplesmente, o chão onde pisava desapareceu.

Como bom amigo, fui logo falando francamente, na expectativa de poder consolá-lo. Mas me assustei quando ele me olhou com os olhos vermelhos e esbugalhados e com o dedo em riste, respondeu:- Quem você pensa que é para me dar conselhos?

Que decepção ouvir isso de um amigo, ainda mais de um amigo que eu gostaria de ajudar naquele momento tão difícil da sua vida. Mesmo assim, me esforcei e relevei a sua rudeza. O nosso maior aprisionamento vem da ansiedade e da expectativa! Comecei explicando-lhe que os maiores aprisionamentos espirituais são pela ansiedade, pelas expectativas, pelas emoções negativas como mágoas, raivas, rancores, rejeição, abandono, ódio, etc. Quando nos libertamos dessas emoções, tomamos consciência de nós mesmos, do nosso valor, da responsabilidade com as nossas escolhas, da consciência de que somos os únicos responsáveis pela nossa luz e pelas nossas sombras. Por isso, quando nos centramos, equilibramos e respeitamos os nossos valores e as nossas razões. Conseguimos ver para além das aparências, além das ilusões emocionais, e tudo acaba acontecendo como que por encanto.

Por incrível que pareça, a ansiedade e as expectativas são responsáveis pela nossa ignorância e pelos atrasos dos acontecimentos. Quando nos libertamos da ansiedade e das expectativas, tudo acontece.

Quando nos libertamos da ansiedade e das expectativas, irrompem os acontecimentos. A vida realmente é muito sábia, extraordinariamente sábia! Somente quando tomamos consciência e nos libertamos é que a energia se aproxima e gera os contactos para que fortaleçamos os nossos sentimentos, a nossa tomada de consciência, a nossa percepção, reforçando de forma definitiva os nossos posicionamentos.

Na maioria das vezes, ficamos presos numa ansiedade e expectativa em relação aos acontecimentos mais marcantes em nossas vidas, aguardando que algo aconteça. Ficamos presos, amarrados numa situação que nos desgasta e nos empurra para a decepção. A decisão acertada para nos libertarmos dessa situação é deixar acontecer!

Já imaginaram plantar uma semente e ficar sentado olhando para o vaso, aguardando que a plantinha apareça à superfície da terra?

Ora, é a mesma coisa. Haja paciência! Plante a semente e esqueça. Vá cuidar de outros afazeres, pois num belo dia, quando menos se espera, uma planta brotará linda e formosa. E se a semente estiver estragada e não vingar, não se decepcione. Plante outra e mais uma e tantas outras que certamente algumas brotarão!

Então, você saberá: controle a ansiedade, acabe com as expectativas e não haverá decepções.

A vida acontece somente quando estamos prontos!

2 comentários:

  1. Caro Amigo
    Inteiramente de acordo com os conselhos contidos no texto.
    Quem de nós não passou já por momentos assim?
    Acontece comigo, especialmente quando tenho muita coisa para fazer e não sei por onde começar, acontecendo algumas vezes que nem me apetece fazer nada, o que provoca a referida ansiedade.
    Quando entro em crise, especialmente de desorganização por essas tantas coisas, pergunto a mim mesmo: afinal quem és tu? Queres cair no fosso? respondo a mim mesmo que não quero e controlando essa ansiedade tento ordenar todas essas coisas por prioridades e começo na que acho mais urgente. Tenho que ter o cuidado de começar e acabar uma de cada vez, senão não me entendo e concluo que: A VIDA ACONTECE SÓMENTE QUANDO ESTAMOS PRONTOS.
    Um abraço
    Joaquim Avó

    ResponderEliminar
  2. É natural que com o desejo de querer dar resposta a tudo ultrapassemos, sem o querer, a própria vida, antes dela acontecer. O preço natural disto será, naturalmente, «viver mais em menos», por que «já estamos prontos» antes das coisas acontecerem. Vejo que está a ficar um mestre nestas coisas dos Blogs. Um abraço

    ResponderEliminar