segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Casa do Alentejo de Toronto celebrou bodas de prata



A Casa do Alentejo de Toronto, no Canadá, completou no passado dia 20 (quarta-feira), 25 anos de existência, num ano que marca a entrada de dirigentes jovens na associação.

“Uma açorda, feita em Janeiro de 1983 e saboreada por cerca de 300 alentejanos (residentes na região de Toronto)” foi o que esteve na origem desta colectividade, recordou Maria Lúcia Viegas, em declarações à Lusa.

Segundo esta sócia da "casa" há 24 anos, após aquela confraternização, as pessoas unidas pela identidade regional alentejana, decidiram, a 20 de Fevereiro de 1983, fundar a Casa do Alentejo de Toronto. Agora, 25 anos volvidos e com os olhos postos no futuro, a associação elegeu este ano órgãos sociais notoriamente jovens, tendo como nova presidente executiva, Stephanie Fidalgo, de 24 anos, acompanhada na direcção por mais segundas gerações.

“Muitos dos jovens que fazem parte da nova direcção já vinham à Casa do Alentejo quando estavam na barriga das mães”, gracejou Maria Lúcia Viegas.

Essas ligações precoces foram essenciais para o envolvimento dos jovens na associação, reconheceu.“Tivemos de os incutir, de trazê-los para aqui e de criar actividades para eles (jovens)", sublinhou a mesma sócia. O percurso realizado e a adesão dos jovens fazem com que se olhe para o futuro com um “grande à-vontade”, afirmou.

Todos eles [jovens dirigentes] falam português e inglês”, acrescentou, com orgulho. O rejuvenescimento dos dirigentes e, em particular, a escolha uma mulher para líder, foram enaltecidos pelo Embaixador de Portugal no Canadá, João Pedro da Silveira Carvalho, no discurso que proferiu no jantar comemorativo dos 25 anos, quarta-feira à noite.

“É um muito bom sinal da evolução da Comunidade e para a continuidade da existência da Casa do Alentejo que a presidente seja uma mulher jovem. Significa que os segmentos da nossa Comunidade que têm estado mais relutantes a assumir funções de responsabilidade no movimento associativo e nas direcções das associações estão a ganhar protagonismo e isso é bom para a imagem dos Portugueses no Canadá", realçou.

No evento esteve igualmente presente a Cônsul Geral de Portugal em Toronto, Maria Amélia Paiva, assim como outros convidados. Actualmente, com “301 sócios que pagam quotas”, a Casa do Alentejo de Toronto congrega alentejanos, portugueses de várias regiões de Portugal e também estrangeiros. Questionada pela Lusa acerca de uma estimativa do número de alentejanos e seus descendentes na região da Grande Toronto, Maria Lúcia Viegas adiantou que “são muitos, mas não sabemos números certos”.

Nos estatutos da Casa do Alentejo de Toronto consta a missão de “fazer um censo aos alentejanos” que residem na área da Grande Toronto, informou a mesma fonte, lamentando que tal ainda não tenha sido possível de concretizar.


Doze horas de avião separam Portugal do Canadá. Um país que recebeu, e recebe, ainda nos dias de hoje, muitos dos portugueses que partiram em busca de uma vida melhor. Mesmo longe da terra que os viu nascer, e com Portugal no coração, a comunidade portuguesa que vive no lado de lá do Atlântico, não esquece as suas raízes.

A Casa do Alentejo de Toronto é prova disso. Prova de que estas gentes não só não esquecem as tradições, como desenvolvem um trabalho contínuo para que estas se mantenham vivas, num país cuja cultura e essência em nada se assemelha a Portugal.

Foram as mesmas doze horas de avião que percorreram Dulce Guerreiro, representante do Município de Castro Verde, a ceramista Vanda Palma, e o escritor e dramaturgo José Luís Peixoto, da comitiva do concelho de Castro Verde, para participarem nas comemorações do 25º Aniversário da Casa do Alentejo de Toronto, que decorreram de 14 a 18 de Outubro, no âmbito da XXV Semana Cultural Alentejana.

Para celebrar esta data marcante, a Casa do Alentejo de Toronto organizou para os seus sócios, um conjunto alargado de iniciativas, como espectáculos musicais com a participação de ranchos folclóricos, grupos corais e de fadistas, várias exposições, mostras de produtos tradicionais do Alentejo, demonstrações e oficinas de artesanato, conversas, palestras e apresentação de livros, que decorreram sempre entre uma outra iguaria da gastronomia alentejana.

O concelho de Castro Verde foi apresentado através do recém-editado filme “Terra de Futuro”, e da venda de artesanato regional e de algumas publicações da autarquia.

As bodas de prata da Casa do Alentejo prosseguem até ao próximo sábado, 31 de Outubro, dia em que decorre o jantar de gala e um espectáculo que contará com a presença de Minah Jardim e António Pinto Basto.
Ora veja nos Links que se seguem algumas das actividades da Casa do Alentejo em Toronto:
Semana Cultural Alentejana - #1 - Oct24
06:29 - Há 4 dias youtube.com
Algumas imagens da XXV Semana Cultural da Casa do Alentejo de Toronto. www.gentetv.com
youtube.com

A Minha Aldeia e Todo o Mundo 1
05:42 - Há 3 meses youtube.com
Ver este vídeo em youtube.com

2 comentários:

  1. Pena é que não haja uma maior proximidade entre esta Casa do Alentejo e a nossa em Lisboa, pois muita falta fazia. Abraço

    ResponderEliminar