quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

As Cantadeiras da Alma Alentejana no Natal dos Sem abrigo em Lisboa


Da «Comunidade Vida e Paz» as Cantadeiras da Alma Alentejana receberam o Convite que se segue, o qual aceitaram de bom grado, indo estar presentes na Universidade de Lisboa, para uma actuação marcada para as 20horas.

Exmo(s) Sr.(s)
ARTISTAS
Refª. /Natal/09 Lisboa, 21 de Setembro de 2009

Assunto: 21ª Festa de Natal com os Sem-Abrigo 2009

É com imenso prazer que lhe vimos comunicar que a 21ª Festa de Natal com os Sem-Abrigo, organizada pela Comunidade Vida e Paz se realizará nos próximos dias 18, 19 e 20 de Dezembro na Universidade de Lisboa – Cantina 1.

A Comunidade Vida e Paz actua junto de cerca de 480 Sem-Abrigo (média diária) durante todo o ano, com três equipas de rua que operam simultaneamente nas noites de Lisboa. Estas equipas são compostas por um corpo de voluntários de mais de 440 pessoas que, além das 28.800 sandes e 1.920 litros de leite, distribuem uma palavra de apoio e encorajamento a entrar no nosso programa de tratamento e reinserção e assim transformar o seu comportamento e atitude perante a vida. Ao longo dos nossos 20 anos de existência – que comemoramos este ano – mudámos a vida de 1.600 pessoas, ao que juntamos as vidas dos seus familiares e dos voluntários que catalisaram tão fantásticas transformações.

Este evento recebe mais de 2.500 pessoas ao longo de três dias, tendo uma significativa cobertura mediática e consequente impacto na opinião pública. Contudo, a sua realização depende muito da boa-vontade de benfeitores, patronos e voluntários para colmatar o défice de recursos resultante da escassez dos apoios estatais face à nossa vontade de fazer cada vez mais e melhor no acolhimento e reinserção dos Sem-Abrigo na sociedade portuguesa.

Seria fantástico poder contar com o seu talento entre os artistas que brilharão no palco gentilmente cedido e gerido pela Gulbenkian – a sua presença ajudará concerteza a trazer a atenção que tão valoroso evento merece!

Brevemente daremos seguimento a esta carta a fim de – esperamos – podermos ajustar o evento à sua disponibilidade. Teremos igualmente todo o prazer em esclarecer quaisquer dúvidas que tenha via o endereço de e-mail
espectaculos.cvpnatal@gmail.com .

Muitíssimo gratos pela atenção, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

O Coordenador do Evento O Presidente da Direcção

____________________ ____________________
José Lopes Jorge Santos
******************************************************************
Junto a este Convite foi recebido uma Ficha de Inscrição, como segue:

Ficha DE CONFIRMAÇÃO a devolver devidamente preenchida

FESTADE NATAL DOS SEM ABRIGO DE LISBOA - 18 / 19 / 20 DEZ / 2009

INSTITUIÇÃO:__Alma Alentejana___________________________________________

Dia e hora de actuação: _18___ de Dez. - pelas ___20____ h

Nome do grupo ou individual: Grupo Coral «Cantadeiras da Alma Alentejana»

nº de elementos que irão estar a actuar em palco: 20

Suporte musical (cd ou outro): não requerido

Microfones com tripé ou de mão: 4 com tripé e 1 de mão

Microfones de palco para instrumentos musicais: não requerido

Nome e telefone do responsável: D. Nazaré Avó – 919046872 ou Joaquim Avó -919084424

*************************************************************************

As Cantadeiras da Alma Alentejana irão animar esta Noite Natalícia dos Sem Abrigo, com os Cantes Natalícios:

1) Somos da Terra do Pão
2) Ai que Noite tão Serena!
3) O Menino Jesus (Elvas)
4) O Menino Jesus (Évora)
5) Uma Estrela se foi Pôr


Para além deste Cantes Natalícios as Cantadeiras irão apresentar em estreia,uma Canção inédita,elaborada especialmente para os Sem Abrigo, intitulada: «A Epopeia dos Sem Abrigo».

A destacar que na manhã deste mesmo dia, as Cantadeiras irão animar o Almoço de Natal da Escola de Tecnologia Naval do Alfeite (Laranjeiro), Convite que honrosamente aceitaram, apesar da «maratona» exaustiva encetada há uma semana, com Cantes diários. Hoje mesmo (Quinta), as Cantadeiras estiveram a animar a Festa de Natal dos Utentes da Alma Alentejana, realizada este ano nas instalações do Pragal. Para além dos seus Cantes Natalícios, as Cantadeiras apresentaram uma muito animada peça de Teatro alusiva ao Natal, muito aplaudida por todos os presentes.








2 comentários:

  1. Foi muito bom nos «Sem-Abrigo» em Lisboa, apesar da grande confusão e movimento, não faltou animação.
    Mas o «ponto alto» foi na verdade da parte da manhã na Escola de Tecnologia Naval do Alfeite. As Cantadeiras foram recebidas com «honras de princesas», numa demosntração de «cavalheirismo» inegualável, com a qual nunca tinham sido presenteadas. Disso mesmo irão dar conhecimento oportuno ao responsável daquela Escola. Um obrigado a todos, afinal... e até para o ano.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar
  2. Cabe-nos aqui destacar que, no seguimento do agradecimento enviado pelas Cantadeiras ao Sr.1º Comandante Valentim Rodrigues, responsável máximo da Escola de Tecnologias Navais do Alfeite, recebemos do mesmo uma resposta que, pela forma como nos sensibilizou a todos, não queremos de a deixar aqui registada. Diz-nos este estimado amigo e Senhor:

    «Caríssimo Sr Luis Raul em nome das notáveis e fantásticas Senhoras Cantadeiras da Alma Alentejana;
    Foi um privilégio para todos na Escola de Tecnologias Navais podermos ter a satisfação de vos poder ouvir.
    O Vosso trabalho é de grande nobreza e eticamente exemplar, não falando na qualidade vocal de todas as minhas queridas senhoras. Numa sociedade cada vez mais egoísta e astorica, onde nada se preserva e tudo se consome...rapidamente, a preservação da herança cultural e a vossa dedicação aos outros, pela interpretação e melódica voz das cantoras do cante alentejano do vosso grupo, não só nos encantou, como alegrou as nossas almas num dia marcado pela chuva. Infelizmente o meu Natal ficou mais triste pelo aparecimento de um cancro de mama da minha sogra, de quem todos muito gostamos, no entanto o Vosso exemplo e força foi para mim um sinal de grandeza e de grande generosidade. Um grande beijinho e um ano muito feliz para todas, com muita saúde». Valentim Rodrigues

    Obrigado amigo e senhor, pode crer que iremos estar consigo na sua dor e com a força da nossa «Fé» iremos rezar cantando para que as melhoras se registem no Novo Ano.

    ResponderEliminar