sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cantadeiras, Cavaquinhos e Sevilhanas da Alma Alentejana na Casa do Alentejo


É já amanhã, Sábado dia 5 de Dezembro, a partir das 15h que as Cantadeiras, os Cavaquinhos e as Sevilhanas da Alma Alentejana irão animar todos os Alentejanos e visitantes que se desloquem à Casa do Alentejo em Lisboa, numa Tarde Cultural Alentejana que se prevê muito animada.

As Modas que as Cantadeiras da Alma Alentejana irão apresentar são:

1) O Alentejo não tem fim (Moda de abertura e Nome do próximo CD) - Poema de Euclides Cavaco (Canadá)
2) Alentejo como eu te adoro - Poema de Rosa Dias
3) Terra Mãe do bom coração - Poema de Manuel Martins (Diversos do Alentejo)
4) Chegaste ao Alentejo
5) Venham ver o Alentejo
6) Somos da Terra do Pão (Cante Natalício)
7) O Menino Jesus (Elvas) - Cante Natalício
8) Ó Alqueva (Moda de fecho do próximo CD)

A acompanhar as Cantadeiras estará a Poetisa Rosa Dias, que nos irá deliciar com alguns dos seus belos Poemas.

Seguir-se-ão os Cavaquinhos com o seu cante e toque misto de Modas Alentejanas e outras do País e Ilhas, apresentando um reportório que vai desde «A Açorda», passa por «Vila de Frades já não tem Abades» e «Santa Luzia» e acaba em «Ponha aqui o seu Pezinho»...

A terminar, as Sevilhanas darão o toque final, com a forma bem animada que as caracteriza (muitas queixas durante a semana, muitos ais, mas só até subir para o palco, depois é vê-las «sevilhar» fazendo inveja a muitas jovens de 18 anos).

Duas horas e meia de animação que tem merecido fortes aplausos, como recentemente no Clube do Sargento no Feijó. Veremos como sairá desta vez.

5 comentários:

  1. Caro Amigo
    É com a colaboração e a criatividade do amigo Luis que podemos afirmar que: "O ALENTEJO NÃO TEM FIM"

    ResponderEliminar
  2. Faz-se o que se pode, na «qualidade» possível, sem ostentações nem pretensões a mais do que aquilo que valemos, para que o nosso Alentejo não tenha fim!
    Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Foi muito bom na verdade esta tarde de animação cultural alentejana na Casa do Alentejo. Numa sala cheinha até à porta, após criado um ambiente de pura diversão, as Cantadeiras acenderam a «mecha», os Cavaquinhos deram-lhe mais chama e as Sevilhanas puseram a sala ao rubro, na altura com muitos Espanhóis presentes que no final dançaram e deram olés. Mas o melhor veio depois num percurso a pé até ao barco, sempre a cantar, que levou quase 2 horas - até a Polícia de giro na estação do Terreiro do Paço (por coincidência Alentejano) se fartou de cantar «Olha o Passarinho e muitas mais, ao som da Viola do Adelino. Na travessia de barco e enquanto se esperava o mesmo, o «show» continuou por entre aplausos gerais - a repetir.
    Dizia-me o nosso amigo João Proença actual Presidente da Casa do Alentejo - vocês sozinhos fazem um verdaeiro e completo espectáculo, do melhor e com um nível que já é muito acima da média - a deixar antever futuros convites...Para já, despedimo-nos até à noite de 9 de Janeiro em que ali voltaremos para os Cantes Natalícios, agora com as Cantadeiras a acompanharem os Amigos do Alentejo do Feijó...aguardemos.

    ResponderEliminar
  4. para me estrear nos comentários,devo dizer que gostei imenso da tarde passada na casa do alentejo.gostei do desempenho de todos ,e muito tb do passeio até ao barco.como sabem,e,se não sabem ficam a saber,sou alfacinha de gema .,mas não sei porquetenho o Alentejo no coração.Fatima Pinto.

    ResponderEliminar
  5. Já todos sabíamos como são os/as «alfacinhas de gema», mas nunca tínhamos conhecido uma ...«tão original» (afinal, «somos todos um»).
    A tarde na Casa do Alentejo foi muito agradável na verdade, mas o passeio a pé e de barco ainda foram mais ricos - pelo menos para mim. Adorei a paciência ( e a resistência) do Adelino que demonstrou, mais uma vez que é aquilo a que se pode chamar «um companheiro à maneira». Obrigado a todos e a ele em especial e...até à próxima.
    O Alentejo não tem fim!

    ResponderEliminar