quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os Derrames Cerebrais - A Língua como indicador


Nota introdutória: os amigos aos poucos vão-se chegando, e ainda que duma forma geral mostrem alguma relutância em deixar as suas apreciações em «Comentários», ou a inscreverem-se como «Seguidores» deste Blog, o certo é tenho vindo a receber uma valiosa contribuição em vários assuntos do noso interesse comum, e de grande importância, como este que passo a transcrever:

Um dado IMPORTANTE a ser considerado.

Melhor saber que pecar pela ignorância, nunca se sabe quando vai servir a informação adquirida em tempos de tranquilidade.....

Os Derrames Cerebrais - Agora existe um 4º indicador : A língua

Um dado IMPORTANTE a ser considerado.

Melhor saber que pecar pela ignorância, nunca se sabe quando vai servir a informação adquirida em tempos de tranquilidade.....

Derrame: memorize as três primeiras letras... S.T.R.

Só leva um instante ler isto...

Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame -totalmente. Ele disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME

Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconocer os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples preguntas:

S* (S mile) Peça-lhe que SORRIA .
T* (Talk) Peça-lhe que FALEou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência)
(ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.


Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este:
Peça à pessoa que ponha a língua para fora.. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.

2 comentários:

  1. Com ma saúde não se brinca há que ter cuidado com estes sintomas desconhecidos por muita gente, o pior é quando se dão durante o sono o que aconteceu comigo, felizmente sem consequências de maior, pese o facto de ter estado em Coma das 4 da manhã ao meio dia.
    Está um artigo muito interesante.

    ResponderEliminar
  2. Muita falta dizer, porque existem outros «sintomas» ou «avisos» que o corpo dá, até mesmo antes de irmos para a cama - talvez não tenhas estado alerta.
    Para além disso, existem formas de assistência imediata enquanto se espera pela ajuda que deve ser pedida logo de imediato: exemplos - mandar a pessoa tossir como se estivesse engasgada, pressão na ponta do «dedo mínino», não deixar que os que estão em volta «asfixiem» a pessoa - que é o costume, etc.
    Mas tudo isto iremos abordando com o tempo.
    Abraço Alentejano.

    ResponderEliminar