domingo, 20 de setembro de 2009

EDIA lidera candidatura de 1,2 milhões de euros para conservação do Lince-ibérico


O projecto luso espanhol visa desenvolver as condições de habitat do Lince-ibérico em zonas do Alentejo e Algarve.


O Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP) aprovou a candidatura IBERLINX - Acção Territorial Transfronteiriça de Conservação do Lince-ibérico, liderada pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, em estreita parceria com a empresa Águas do Algarve, a Junta da Andalucia e com o município espanhol de Valência del Mombuey.


O projecto agora aprovado, com um orçamento global superior a 1,2 milhões de euros, visa garantir as condições de gestão e controlo efectivo de territórios com habitat potencial para o Lince-ibérico, no universo das áreas existentes definidas pelo Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico em Portugal (PACLIP), nos sítios de interesse comunitário de Moura Barrancos e Monchique.


É a essa tarefa que se dirige a parceria e o projecto IBERLINX, contando com parceiros que gerem já mais de 6000 ha e que reúnem capacidades técnicas relevantes para cumprir o objectivo proposto.
A área de intervenção do IBERLINX, contempla o Parque de Natureza de Noudar, propriedade da EDIA e territórios adjacentes sob gestão do Ayuntamiento de Valência del Mombuey, a Herdade das Santinhas com o Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico, propriedade da empresa Águas do Algarve e ainda territórios sob gestão de privados, associações de produtores florestais e municípios.
O carácter transfronteiriço deste Projecto apoia-se na área de distribuição natural do Lince-ibérico, que levou os governos português e espanhol a assinarem a 31 de Agosto de 2007 o “Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha relativo ao Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince-ibérico”. A ameaça de extinção de um dos mais emblemáticos felinos europeus levou as autoridades nacionais e espanholas a considerarem que apenas um esforço e programa conjuntos poderão debelar esta ameaça.


Para dar cumprimento aos acordos acima referidos importou congregar parceiros públicos com responsabilidades nesta área e com capacidade técnica, científica e financeira para intervir. Pela ocorrência natural do lince em terras de fronteira do Alentejo e Algarve com a Extremadura e Andalucia, pelos projectos que já se encontram em desenvolvimento de forma individual pelos parceiros, pela possibilidade de utilizar terrenos sobre gestão públicos de dimensão considerável, bem como pelas dificuldades técnico-científicas do tema em questão, a EDIA SA, a Águas do Algarve SA, a Junta da Andalucia e o Ayuntamiento de Valência del Mombuey, decidiram reforçar o trabalho que têm vindo a desenvolver de forma isolada, considerando que só um trabalho conjunto, a nível supranacional, produzirá efeitos quantificáveis e duradouros.


A colaboração conjunta de entidades com este nível de intervenção sobre o território, em Portugal e Espanha, nunca tinha sido encetada na procura de soluções credíveis e duradouras na questão da cria e reintrodução do Lince-ibérico.


O Lince-ibérico, é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Estima-se que existem cerca de cem linces ibérico em liberdade em toda a Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário